O que fazer na zona centro no início de setembro


Com o final das férias e a vida a entrar na rotina, esta pode ser uma questão que se coloca a quem reside nesta região e de repente viu a vida entrar na tranquilidade habitual. Para esses, e para aqueles que nos próximos dias se vão deslocar a esta região, ficam algumas sugestões para ocuparem da melhor forma os tempos livres.
Durante todo o mês de setembro, em Alenquer, no Museu do Vinho vai ser possível conhecer melhor a Exposição Permanente Etnográfica “ Vinho, vindimas e outras memórias do tratamento do campo”. Também durante este mês mas no Museu João Mário, pode ver a Exposição Permanente de Pintura do Mestre João Mário e por último, também a não perder, e no âmbito dos programas educativos da Camara Municipal de Alenquer, “Passeios com Historia, Vamos ao (s) Museu (s) e Roteiros Literários.  
Continuando em Alenquer, mais propriamente em Alenquer, de 2 a 4 de setembro, decorrem as Festas de Nossa Senhora de Fátima, em Ota, nas mesmas datas, as Festas de Nossa Senhora da Piedade e na Ribafria, as Festas de Nossa Senhora do Egypto. Continuando em clima de festas populares, de 7 a 9 de setembro, em Vila Chã e Labrugeira é a vez das Festas de Nossa Senhora da Misericórdia e na Abrigada, de 9 a 11 de setembro as Festas de S. Roque.
Em Alenquer, de 2 a 25 de setembro, celebra-se a “Terra da Vinha e do Vinho, com jantar vínico, cursos de vinhos e experiencias de vinho, entre outras atividades. Ainda em Alenquer, de 2 a 18 de setembro, decorre a Quinzena da Codorniz e do Torricado.
 
Passando para as Caldas da Rainha, no Parque D. Carlos I e até ao final do mês, continua a decorrer a iniciativa Biblioteca no Jardim e de 3 a 30 de setembro, na Galeria de Exposições do Espaço do Turismo das Caldas da Rainha pode ser vista a mostra “Lugares por onde andei…” de Arlindo António Menino.
 
Agora na Nazaré, destaque no fim de verão para as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, de 1 a 11 de setembro no Parque Atlântico e para o 16º Festival Nacional de Folclore em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, no Sitio da Nazaré, no dia 10 de setembro.
 
Óbidos contínua em festa, no dia 4 de setembro, na Amoreira, vai ter lugar a Festa de Nossa Senhora da Aboboriz e nas Gaeiras, no dia 8 de setembro, a Festa e Feira de Nossa Senhora da Ajuda.
 
Saltando agora para Peniche, recomendo a Exposição dos Trabalhos de Conservação e Restauro da Universidade Sénior de Peniche na Igreja de S. José.
 
No Sobral de Monte Agraço, de 9 a 18 de setembro, a não perder as Festas e Feira de Verão, de 9 a 18 de setembro e de 10 de setembro a 1 de outubro, a Exposição de Fotografia de Joaquim Correia na Galeria Municipal
 
A fechar as sugestões, Torres Vedras que apresenta um conjunto variado de iniciativas. Durante todo o mês de setembro pode conhecer melhor a exposição “O País dos Brinquedos” no Atelier dos Brinquedos no Choupal; a exposição “Historias do Zambujal:50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras, no Museu Municipal Leonel Trindade; A Exposição do Encontro Internacional de Aguarelas de Santa Cruz, em Aguarela, Santa Cruz e a exposição “Santa Cruz-Passeio dos Poetas” na Azenha de Santa Cruz.
No dia 3 de setembro, a não perder a Feira Rural de Torres Vedras nas ruas do centro da cidade e no mesmo dia, em Santa Cruz, o Santa Cruz Skate Open.
De 4 a 10 de setembro, no Aeródromo de Santa Cruz tem lugar o Campeonato Mundial de Rali Aéreo e em vários restaurantes de Santa Cruz, e até ao dia 6 de outubro, o Festival da Sapateira.  
 
 

Comentários

Mensagens populares