Velho armazém da ribeira de Viana revela o outro lado da Romaria d’Agonia

 
Um velho armazém de aprestos de pesca na ribeira de Viana do Castelo volta a abrir portas em agosto, mas agora para receber uma exposição sobre a “Preparação da Romaria d’Agonia”, reunindo cerca de 40 fotografias inéditas que mostram a alma e a essência daquela festa popular minhota.
A exposição é mais uma iniciativa do projeto “Somos Todos Romaria”, a nova marca oficial da Vianafestas para promover a Romaria d’Agonia e que este ano pretende precisamente revelar os bastidores dos quadros mais importantes, mostrando as gentes que dão vida à maior romaria de Portugal.
Para o efeito, nada melhor que um armazém de 300 metros quadrados, a cheirar a maresia e pesca, que sempre viveu para a festa, para receber uma exposição que será também emblemática. É o mesmo armazém onde habitualmente as gentes da ribeira tingem o sal para os típicos tapetes do dia da Padroeira, recorrendo a uma betoneira, e que vai ser em simultâneo uma galeria improvisada. Além das fotos, a azáfama da preparação da festa, o sal e os equipamentos também vão lá estar, mostrando duplamente os bastidores da romaria.
São fotos inéditas tiradas durante a festa de 2014 e 2015, que têm a particularidade de mostrar o outro lado de tudo o que acontece e se vê. Também por isso representa uma pequena homenagem às mulheres e homens que antes e durante a romaria tantas vezes passam incógnitos, mas que fazem tudo acontecer.
No mesmo âmbito, a VianaFestas, enquanto entidade organizadora das festas, vai lançar na mesma ocasião o livro “Romaria da Sr.ª da Agonia”, que reúne mais de 200 fotografias, sobre a preparação e os dias da Romaria. O livro apresenta ainda pequenos textos explicativos e de enquadramento sobre cada um dos momentos que compõem o programa da festa, praticamente inalterado ano após ano.
A exposição e o livro dividem-se em nove quadros, com fotografias que retratam o outro lado, as emoções e o sempre presente nervosismo dos principais momentos, desde os desfiles da mordomia, aos cortejos, passando pelo lançamento do tradicional fogo-de-artifício.
E na ribeira de Viana do Castelo, a confeção dos tradicionais tapetes de sal está igualmente em destaque, com a exposição a decorrer lado a lado com preparação das várias obras de arte e que servem de palco à procissão ao mar, outro momento retratado, de uma perspetiva diferente: em fotografia.
A entrada é livre e as visitas podem ser feitas diariamente entre as 15.00 e as 20:00, até 18 de agosto. Nos três dias que se seguem, já durante a festa, a exposição pode ser vista durante todo o dia.

Comentários

Mensagens populares