Novidades no Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas


O dia 9 de setembro é a data do lançamento da aplicação Ecopilhas Online, na Biblioteca do Pavilhão do Conhecimento e fará parte das comemorações do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas promovido pela Eucobat, a Associação Europeia das Entidades que se dedica à recolha e reciclagem de pilhas.

O evento da Ecopilhas contará ainda com outras atividades de sensibilização dos cidadãos: pilhas humanas e promotores irão percorrer a Avenida Dom João II e ruas adjacentes, desde o Pavilhão do Conhecimento até ao Campus de Justiça, passando pelo Oceanário, Gare do Oriente e Meo Arena. O objetivo é informar os cidadãos de que já é possível identificar o pilhão mais próximo e alertá-los para a importância da reciclagem de resíduos de pilhas e baterias.
A app que vai ser apresentada, Ecopilhas Online, permite ao utilizador encontrar o pilhão mais próximo de si, propondo-se, assim, a proteger o meio ambiente.
Responsável pela gestão de resíduos de pilhas e acumuladores em Portugal, a Ecopilhas recorreu à empresa BloomIdea para desenvolver uma aplicação para smartphone e tablet que, através de um sistema de geolocalização, permite ao utilizador, em qualquer ponto do país, identificar o pilhão mais próximo, promover a sua correta utilização e proteger o ambiente. A aplicação mobile permite-lhe ainda solicitar um mini pilhão para casa ou para o local de trabalho e pedir que seja colocado um pilhão na sua área de residência. “Muitas pilhas continuam a ser colocadas no lixo comum com o argumento de que se desconhece a localização do pilhão. Agora, esse já não é um problema” sublinha Eurico Cordeiro, Diretor Geral da Ecopilhas.
A aplicação Ecopilhas Online está disponível para download gratuito nas versões iOS e Android a partir de 9 de setembro.

Comentários

Mensagens populares