Ser artista e ceramista – Porque o sonho comanda a vida


Quem nasce nas Caldas da Rainha nasce com o fado das artes. Cidade que sempre acarinhou os artistas, por aqui cresceram neste mundo das artes grandes talentos, alguns que marcaram mesmo o rumo da própria região.
Desde Bordalo Pinheiro a José Malhoa, para mencionar aqueles que nos saltam de imediato à imaginação mas não esquecendo que esta cidade foi ainda o berço de outros talentos reconhecidos e de tantos outros que não tendo este reconhecimento fizeram da arte o seu modo de vida.
Teresa Teodoro https://www.facebook.com/ceramicasdatete/?fref=ts é a artista e ceramista que sentido desde sempre a força da arte a pulsar dentro de si teve de esperar para a vida lhe proporcionar a oportunidade de dar vida à cerâmica, contando-nos histórias novas em cada peça que cria.





Quem adquire uma destas peças leva consigo uma obra de arte, única no mundo e adquirida a um preço bastante acolhedor. A Teresa Teodoro faz isso mesmo, arte para viver connosco, na nossa casa ou junto ao nosso peito.
Nas suas obras adivinha-se a sua vida. Sente-se a importância da família, a influência da agricultura tão importante nesta região, as saudades de África e o relevo que as mulheres têm na sociedade no seu papel de mães, companheiras e lutadoras. E todas estas pequenas histórias são contadas em peças coloridas, porque a vida é uma festa para ser celebrada, e que podem ser usadas para decorar a casa, como utensílios de comida ou como adereços para usarmos no dia-a-dia.









A cerâmica foi a forma encontrada pela Teresa Teodoro para se expressar. As suas peças de decoração passam pelos motivos de Natal como presépios, decorações para a Arvore de Natal e anjos para decorar a casa, animais como cavalos peixes ou andorinhas, taças e chávenas com as cores do arco iris e Africa, em obras mais profundas, onde o sentir é ainda mais forte.
As peças transmitem-nos também uma certa dose de inocência, como se a vida por mais dura que seja, em vez de criar feridas irreparáveis, tivesse o dom de se recriar, prevalecendo sempre a alegria sob qualquer tristeza.        









 
Numa região onde a cerâmica chegou a ser um dos polos principais de investimento financeiro, fica a mágoa de quem viu essa época acabar e a esperança de um novo tempo, em que a força destes novos artistas traga de novamente a glória e o reconhecimento da importância desta arte às Caldas da Rainha.

Comentários

Mensagens populares