Arganil apresenta 10 aldeias candidatas às 7 Maravilhas







Arganil, localizada na região Centro de Portugal, apresentou a candidatura de dez aldeias na iniciativa 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias. As aldeias de Piódão, Benfeita, Cerdeira, Foz d’Égua, Mourísia, Pomares, Soito da Ruiva, Teixeira, Vale de Espinho e Vila Cova de Alva são as eleitas e vale a pena conhece-las melhor ( ler neste blog http://teresavaideferias.blogspot.pt/2015/09/continuando-na-rota-de-um-portugal.html e ainda http://teresavaideferias.blogspot.pt/2015/10/piodao-aldeia-flintstone.html )


“Arganil tem um território riquíssimo do ponto de vista do património histórico e natural. A presença das nossas aldeias em redes reconhecidas, como as Aldeias Históricas de Portugal e as Aldeias do Xisto, posicionam-nos como referências no turismo a nível nacional e internacional. Sabemos que só ganham 7, uma por categoria, mas a nossa estratégia passa por concorrer com várias aldeias, de forma a promover o município e a região de forma transversal”, explica Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil.


Um pouco por todo o país multiplicam-se os casos de sucesso de aldeias que se recuperaram, que foram reabitadas e reinventadas, onde surgiram novos negócios e projetos que se inspiram nas raízes locais. As aldeias têm recentemente começado a emergir como incubadoras de empreendedores e como locais de inovação através da tradição. As aldeias que vivem das memórias das suas gentes, mas que se dirigem a um público mais jovem, nacional e internacional, que procura a autenticidade com modernidade.


As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.


As candidaturas decorrem até 7 de Março de 2017 e são colocadas on-line no endereço oficial http://7maravilhas.pt/7-maravilhas-aldeias-de-portugal/

Comentários

Mensagens populares