O Turismo e a cultura – aumenta o público nos monumentos, museus e palácios





 Os resultados são positivos e a tendência de aumento de visitantes nos monumentos, museus e palácios revela uma nova dinâmica no panorama cultural em Portugal.


Já estão disponíveis as primeiras estatísticas globais de visitantes de monumentos, museus e palácios da Direção-Geral do Património Cultural relativas a 2016 e os valores são os melhores nos últimos seis anos. Para este resultado contribuíram um conjunto diversificado de iniciativas como o programa de exposições, atividades organizadas por ocasião da Noite e Dia Internacional dos Museus, a abertura dos espaços museológicos no período noturno, assim como concertos, visitas guiadas, atividades em período de férias, ações de formação e workshops, ciclos de palestras, entre muitas outras.


Em termos de valores globais, em 2016, o número total de visitantes dos Monumentos, Museus e Palácios da Direção-Geral do Património Cultural foi de 4.682.777, valor que corresponde a um aumento da ordem de 15,5% das entradas em relação aos valores registados em 2015.


De entre o total de visitantes, cerca de 70% é respeitante a visitantes estrangeiros. Destes, cerca de 72% visitaram monumentos, cerca de 23% museus e cerca de 5% Palácios.


Destaque ainda para os museus mais visitados em 2016, que foram respetivamente o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu Nacional de Soares dos Reis.


Em 2017, está prevista uma vasta programação cultural, da qual se salienta a inauguração da exposição “Amadeo Souza Cardoso, Porto – Lisboa, 2016 -1916” já na próxima semana no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado, bem como a recente reabertura do Museu de Arte Popular.



Comentários

Mensagens populares