Em Almada



Depois de Cacilhas, resolvi apanhar o elevador panorâmico, também conhecido como Elevador Panorâmico da Boca do Vento e deixar-me levar até Almada. Foi mais uma boa surpresa.

O elevador funciona das 08h00 às 24h00 e a viagem de ida e volta custa €1. Este elevador foi construído em 2000 e liga a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha”, aos antigos estaleiros do Olho-de-boi, recentemente transformados em zona de lazer, Jardim do Rio, onde se situam restaurantes e esplanadas.

A vista sobre o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa é de tirar a respiração.














 Chegando ao topo do elevador vale a pena parar para admirar tudo o que está à nossa volta. De seguida segue-se a visita à Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea que iniciou a sua atividade em 1993.

De acordo com informação no site da Camara Municipal de Almada, “atualmente a Casa da Cerca tem por objetivo a ampla divulgação das Artes Plásticas, privilegiando o Desenho, através da realização regular de exposições (individuais, coletivas e temáticas) bem como um conjunto de atividades paralelas daí decorrentes, contribuindo para afirmar o município de Almada como centro de cultura e sublinhando a sua vocação como centro de eventos e acontecimentos culturais de crescente importância nacional e internacional. O desenvolvimento destes objetivos assenta, fundamentalmente, nos seus recursos internos: Serviço Educativo, Centro de Documentação e Informação e, Jardim Botânico”.

As exposições da Casa da Cerca podem ser visitadas de terça a sexta das 10h às 18h e sábados e domingos das 13h às 18h; O Jardim Botânico O Chão das Artes está aberto ao púbico de terça a sexta das 10h às 17h30 e sábados domingos das 13h às 17h30; O Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro funciona de terça a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 17h e a Cafetaria Coisas Degostar está aberta de terça a sexta das 10h às 18h e sábados e domingos das 13h às 18h

A vista daqui de cima é fabulosa, recomendo que fiquem para ver o por do sol. Aproveite o final de verão, leve uma manta e uma cesta de pic-nic e disfrute dos jardins. Com sorte vai ter música para embalar a sua tarde. Para quem não conhece, como era o meu caso, a Casa da Cerca está localizada no topo de uma falésia no extremo norte do Núcleo de Almada Antiga, sendo considerado um dos mais característicos exemplares de arquitetura civil setecentista da cidade.

Novamente de acordo com o site da CMA, “o edifício e os cerca de 14.000 m2 de área envolvente da então denominada Quinta ou Palácio da Cerca foram adquiridos pela Câmara Municipal de Almada em 1988, no intuito de preservar o património histórico da cidade. Entre Fevereiro de 1992 e Junho de 1993 o edifício, e parte das suas zonas exteriores, foram alvo de obras de recuperação comparticipadas por fundos comunitários, sendo, em 1996, classificado como Imóvel de Interesse Público.


Em Junho de 2001, completando o projeto e as atividades em curso foi inaugurado O Chão das Artes – Jardim Botânico, localizado nos terrenos de semeadura da antiga quinta. 

Para além dos vários espaços expositivos, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea são também visitáveis, O Chão das Artes – Jardim Botânico (com um anfiteatro ao ar livre), a Capela com azulejos setecentistas, a antiga Cisterna, bem como o Parque de Escultura. Possui também um Centro de Documentação e Informação e um auditório com cerca de 60 lugares”.
 
















 

 

Comentários

Mensagens populares