Navio Gil Eannes bate recorde de visitas


De acordo com informação disponível no site da Fundação Gil Eannes, o Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, foi deixado ao abandono nas docas de Lisboa, durante muitos anos.
Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade e resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros. No dia 31 de Janeiro foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.
A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quatro quiosques multimédia, um simulador de navegação e uma Pousada de Juventude.
 
A excelente notícia é que o Navio Hospital Gil Eannes, atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, bateu o recorde de visitas no mês de Agosto, tendo a Fundação Gil Eannes registado 18 042 pessoas que passaram em visita por este emblemático navio.
Este navio, aberto ao público desde Agosto de 1998, obteve de janeiro a agosto do corrente ano 49 860 visitas, ultrapassando assim o número de visitantes obtidos durante o ano de 2015 o qual encerrou com 47 659.
A Fundação Gil Eannes iniciou o ano 2016 com a abertura ao público de espaços que foram reabilitados na zona hospitalar como a sala de operações, sala de esterilização, sala de desinfeção, laboratório de análise, RX de emergência e ainda, duas enfermarias. Esta reabilitação que contou com o apoio de várias entidades vianenses.
Integrada no percurso de visita, encontra-se patente ao público até ao final deste mês de setembro a exposição “Medicina Interna – A Visão Global do Doente”.
O Navio Museu Gil Eannes pode ser visitado todos os dias das 9.30h às 19.00h, sendo que a marcação de visitas guiadas a grupos deve ser feita atempadamente para o telefone 258 809 710 ou por email visitas@fundacaogileannes.pt.

Comentários

Mensagens populares