Olhares do Mediterrâneo no El Corte Inglês


As Conferências Olhares do Mediterrâneo no El Corte Inglês em Lisboa destinam-se a dar a conhecer melhor a identidade comum que une este mar.
No dia 23 de setembro pelas 19h00, no Restaurante do piso 7, o tema é “O Mediterrâneo e sua história” conduzido por Lídia Fernandes, arqueóloga, coordenadora do Museu de Lisboa-Teatro Romano e por Santiago Macias, Investigador do Campo Arqueológico de Mértola.  
Apresenta-se uma ampla panorâmica da visão do mediterrâneo em época romana que o transformou num Mare Nostrum e num mar interno, uma via de comunicação impar que uniu múltiplas províncias romanas. Uma das perspetivas oferecidas é a forma de representação do poder romano e como os grandes edifícios públicos se transformaram em sinais de poder. O caso dos teatros é um exemplo, oferecendo-se uma panorâmica sobre este tipo de edifícios construídos por todo o império. Particulariza-se o caso da cidade de Lisboa/Olisipo descrevendo-se o monumento cénico que aqui se preserva e analisando-se as características da sua implantação. Esta perspetiva do Mediterrâneo perdurará ao longo dos seculos e ainda que com contornos distintos, a noção deste mar como um espaço interno e como elo de ligação entre povos permanecerá e caracterizará a sociedade medieval islâmica e, posteriormente, a sociedade cristã.  

Comentários

Mensagens populares