A Primavera nos Menus do Palácio da Ajuda por Virgílio Gomes



Se gosta de gastronomia e de conhecer as origens dos pratos que hoje cozinhamos ou estamos dispostos a pagar pequenas fortunas para comer não deve perder esta sugestão.
No 11 outubro pelas 18h30 com entrada livre, o Palácio Nacional da Ajuda promove uma palestra que será conduzida pelo gastrónomo Virgilio Nogueira Gomes http://www.virgiliogomes.com/.


Em destaque vão estar a apresentação acerca do conteúdo histórico dos menus do Palácio Nacional da Ajuda bem como outras curiosidades comparadas às tradições do século XIX. O surgimento de uma cozinha moderna, e a forma como o receituário é apresentado conforme as circunstâncias e em especial a sua época.
Para quem não conhece Virgílio Nogueiro Gomes é natural de Bragança onde viveu até terminar o ensino liceal. Depois de formação superior em gestão na Suíça, fez carreira em gestão de hotelaria. Desde cedo, dedicou-se a investigar e estudar a história da alimentação.
É coautor do livro “Cozinha do Mar”, e autor dos livros “Transmontanices – Causas de Comer”, “Tratado do Petisco”, “Doces da Nossa Vida” e “Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa”.
Publica com regularidade nas Revistas Comer e Intermagazine. Tem lecionado cursos de história da alimentação, e participa em voluntariado cultural.
No entanto tudo isto é pouco para vos transmitir a eloquência com que Virgilio Gomes fala sobre a gastronomia. Eu facilmente perco a noção do tempo quando a vida permite que nos cruzemos. A conversa invariavelmente acaba na cozinha e garanto-vos que tenho aprendido muito sobre a origem do que comemos, logo daquilo que somos hoje.

Comentários

Mensagens populares