Dicas para os empreendedores do norte







Para os que procuram novas oportunidades de se afirmarem em mercados competitivos e nem sempre recebem informação a tempo, deixo algumas dicas que podem ser bastante uteis e todas elas bastante ligadas ao turismo.

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte em parceria com a Rota do Românico vai participar na AR&PA – Bienal da Restauração e Gestão do Património que se realiza de 10 a 13 de Novembro em Valladolid. 

Esta é considerada uma mostra de referência onde se reúnem profissionais e instituições dedicadas ao cuidado, guarda, preservação, restauro e gestão do património cultural para mostrar suas obras e serviços e partilhar conhecimento. Os interessados podem associar-se a esta participação através do envio de material promocional relevante para o âmbito desta Feira. Esse material terá de ser entregue até ao próximo dia 31 de Outubro para a Sede da ERTPN em Viana do Castelo.

 

A proposta seguinte é sobre a Fitur. A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal vai estar presente neste certame, que se realiza de 18 a 22 de janeiro em Madrid sendo que vai adotar uma estratégia de promoção integrada com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, com quem será partilhado o stand promocional na feira.

Na FITUR 2017, o Porto e Norte de Portugal irá continuar a evidenciar a Gastronomia e Vinhos como o produto turístico estratégico para a dinamização turística da Região. No stand vai haver uma área de negócios para Parceiros para reuniões com Agentes e Operadores Turísticos que sejam associados da TPNP. Esta área pode ser utilizada gratuitamente, mediante marcação prévia, para realização de reuniões de trabalho e participação no programa dos Hosted Buyers.

Em paralelo os eventuais interessados podem associar-se através de diversas opções. Na área da Enogastronomia, pela cedência de produtos no âmbito da Gastronomia e Vinhos no sentido de serem promovidos e integradas nas ações que constituem o programa de animação. Sendo que esta área será coordenada por um Chef de Cozinha e por um Enólogo residentes e na Área de Negócios para Venda de Produtos associada ao Turismo de Compras, pela indicação dos produtos que pretendem promover e vender e quais os dias e horas preferenciais para o efeito. Apenas serão considerados os parceiros e respetivos produtos incluídos no Modelo de Negócio da Rede de Lojas Interativas do Turismo do Porto e Norte de Portugal.  

As propostas têm de ser entregues até ao dia 31 de outubro para o email cristina.mendes@portoenorte.pt.

 

A presença em feiras não fica por aqui, o Turismo do Porto e Norte de Portugal estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa – Feira Internacional de Lisboa, que se realiza de 15 a 19 de março de 2017, na FIL, no Parque das Nações, privilegiando como principal estratégia de promoção o Turismo de Compras.
Neste certame vai ser usada a seguinte estratégia de participação: afirmação de uma área institucional cuja organização do espaço assentará numa lógica de articulação dos 4 subdestinos: Minho | Porto | Douro e Trás-os-Montes e disponibilização de espaços individualizados a serem contratualizados com as CIM’s, Municípios e outros Parceiros Públicos e Privados no sentido de permitir a afirmação, promoção e venda das suas especificidades, assim como potenciar áreas de negócio.
Todas as informações devem ser solicitadas por email para:cristina.mendes@portoenorte.pt.
 
Finalmente a última sugestão é para participar na Feira de Natal – La Navideña Feria Internacional de las Culturas, a realizar no Centro Cultural Matadero de Madrid de 15 a 23 de Dezembro (das 12h00 às 22h00).
Vai estar disponível um espaço para promoção e venda de produtos típicos e, ainda, espaços para realização de Showcookings, Workshops de Vinhos e palco para atuações musicais.
Neste sentido, as empresas podem escolher um dos vários modelos de participação propostos: a presença com promoção e venda de produtos, a realização de Showcooking ou atuações musicais e outras ações de animação.
O prazo termina dia 21 de outubro sendo obrigatório o envio de todas informações para o email cristina.mendes@portoenorte.pt.


 

Comentários

Mensagens populares