Novidades culturais do Corte Inglês





Uma Visita Guiada ao Mundo da Musica Erudita é tema para mais um curso no Corte Inglês em Lisboa. Através da audição dos grandes géneros musicais, Teresa Castanheira orienta o ouvinte pelo vasto universo da história da música ocidental. É uma viagem guiada pelo complexo campo da música erudita, onde obras-primas dos grandes compositores se cruzam com outras menos conhecidas, permitindo um entendimento dos diversos estilos e linguagens que se desenvolveram desde a Idade Média até aos nossos dias. Num modelo concentrado são apresentados conceitos básicos das seis grandes épocas- Idade Media, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo e Contemporaneidade – de forma a apreender-se as características mais elementares de cada período da história da música.


As inscrições terminam dia 31 de outubro e o programa prevê dia 14 de novembro,” As Grandes Épocas”, introdução às grandes épocas da Historia da Musica Ocidental. O cultivo dos grandes géneros a estes associados.


 Dia 16 de novembro, “Sinfonia”, Definição e estrutura da sinfonia. Suas origens e desenvolvimentos. A grande orquestra. Os grandes sinfonistas e algumas comparações estilísticas.


Dia 21 de novembro, “Concerto”, As características dos concertos barroco, clássico e romântico. Distinção entre instrumentos antigos e modernos e respetivo enquadramento histórico. Comparação de sonoridades e identificação de alguns instrumentos.    


Dia 23 de novembro, “Musica Vocal, Religiosa e Profana”, O canto gregoriano, a missa, o motete, a cantata e a Paixão. Da canção trovadoresca ao lied, passando pela chanson e pelo madrigal italiano.


Dia 28 de novembro, “Ópera”, Apresentação de alguns tipos de vozes. Definição sumaria de conceitos musicais como bel-canto, melodia acompanhada, recitativo seco e acompanhado, ária, abertura, ópera séria, ópera buffa e oratória.


E finalmente, dia 30 de novembro, “Contemporaneidade Musical (secs. XX e XXI) ”, A rutura com o séc. XIX: contemporaneidade versus romantismo. O Nacionalismo, o impressionismo, o atonalismo, o neoclassicismo, o dodecafonismo, o serialismo, a música concreta, o aleatorismo, a música eletrónica, o minimalismo.



Comentários

Mensagens populares