Novidades de Vila Franca de Xira





De 1 a 30 de novembro decorre a iniciativa de gastronomia: "Sabor do Campo à Mesa".


O rei desta Campanha da Gastronomia é um ex-libris da tradição Ribatejana: o Torricado com Bacalhau Assado. Este prato tem a sua origem nos camponeses que, em períodos que exigiam o seu afastamento de casa, por força do trabalho, levavam um "farnel", o qual tinha de conter comida fácil de conservar. Assim, um dos alimentos era o pão, que, enquanto mole, iam comendo e, quando duro, improvisavam com o mesmo uma reconfortante receita. Esfregavam o pão com alho e torravam-no em cima das brasas, untando, depois, com azeite, rematando com uns salpicos de sal. Levavam consigo bacalhau salgado para acompanhar o reconfortante Torricado. Em novembro, aos fins de semana e em várias freguesias do Município, os restaurantes dão o seu toque especial a esta receita onde reinam sabores típicos. Uma ode ao Campino através de uma iguaria que conta um pouco da sua dura vivência nas lides do campo e que os restaurantes vêm, em parceria com a Câmara Municipal, exaltar nesta campanha de gastronomia. Dá vontade de saborear não é? Em breve será disponibilizado o roteiro dos restaurantes participantes pela Camara Municipal de Vila Franca de Xira


 


As novidades não ficam por aqui, até 9 de dezembro e no âmbito das comemorações do 2.º Aniversário da Fábrica das Palavras, o Município promove um extenso programa de iniciativas culturais dirigidas a diferentes públicos e várias faixas etárias. Da música à literatura, passando pelo cinema, teatro e exposições, vale a pena conhecer o programa dos próximos tempos.


Assim, na Fábrica dos Saberes, nas sextas-feiras de 28 de outubro, 4, 1 1 e 25 de novembro e 2 e 16 de dezembro pode assistir aos ”Marcos da Literatura Europeia” por António Mega Ferreira.


No âmbito da programação da “Clássica na Fábrica”, dia 19 de novembro, às 18h00 Obras de Mozart e Beethoven com a interpretação da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana.


Dentro do programa de “Música Tradicional Portuguesa”, dia 27 de novembro, às 16h00 pode ouvir o Grupo Popular de Música Tradicional Portuguesa na Associação Desportiva, Cultural, Social do Parque Residencial de Vialonga.


E continua o programa cultural, “Celebrando…” é o mote para a exposição “ Carlos Paredes : guitarra com génio” de 1 a 31 de outubro e no dia 27 de outubro pode assistir às 18h30 à exibição do filme “O Mal-Amado” realizado por Fernando Matos Silva e com argumento de Álvaro Guerra.


Dentro da programação dos Concertos, destaque para dia 5 de novembro, às 21h30, para o Concerto com os Café D’Alma.


Se preferir a leitura, então não pode perder “A Viagem das Palavras” no dia18 de novembro, às 18h30. Gilberto Ferraz apresenta o livro “Por Terras de Sua Majestade” e no dia 9 de dezembro, também às 18h30 Adelino Cunha apresenta o livro “Filhos da clandestinidade”.


A terminar as sugestões, a “XXII Semana dos Contadores de Histórias” cujo programa inclui dia 6 de novembro, às 16h00 “Filactera, o meu amor” com Miguel Horta O­cina onde a linguagem da BD é aliada na promoção da leitura. É dirigido a jovens dos 10 aos 13 anos


No sábado dia 12 de novembro, às 10h00 e 14h00 “Oficina Ser e Estar” Com Marina Palácio O­cina Ser e Estar – a coexistência entre o homem-homem e homem-natureza! O­cina de Escrita Criativa, Ilustração, Biodiversidade, Gastronomia, História Universal e Natureza Humana. Dirigido a pais e ­filhos dos 7 aos 10 anos.


E dia 13 de novembro, às 11h30 ”Afinal o Íbis “, pelo Grupo Andante Associação Artística. Trata-se de um espetáculo de promoção da leitura para bebés, com poesia de Fenando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões. A história de um pássaro esquisito inventada por Fernando Pessoa, o Íbis do Egipto, é o pretexto para embalar, brincar, cantar, voar com bebés. A partir deste, outros pássaros de Pessoa se lhe juntam. A atriz conduz o público pelas paisagens poéticas, pela musicalidade das palavras, pelo voo das páginas. Dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos


 



Comentários

Mensagens populares