As mulheres pelos olhos de outra mulher
“Acreditamos que mulheres de poder constroem sociedades mais felizes e fortes” – Maria Cunha durante a sua Ted Talk no palco TED.
Convidada pela conferência TEDX, Maria Cunha, Chief Officer
of Dreams da Josefinas, aborda a desigualdade nas oportunidades e a falta de
mulheres no topo das hierarquias corporativas. Através da Josefinas, Maria
acredita em inspirar e dar poder às mulheres. Mas porque ações falam mais alto
do que palavras, durante a sua TED Talk, Maria explicou como a marca que lidera
tem um grande impacto quer local, quer internacional na vida de muitas
mulheres.
A convicção de que o mundo pode ser mudado através de
negócios geridos por mulheres é a ideia chave do TED Talk da Josefinas, na voz
de Maria Cunha, que começou o negócio de calçado de luxo Josefinas em 2013, com
duas mulheres: Filipa Júlio e Sofia Oliveira.
“A Josefinas é uma marca feita de mulheres para mulheres”,
defende Maria que, durante a sua TED Talk, explicou a importância de negócios
com significado. “Acreditamos em dar poder às mulheres – é esta a nossa missão
e é isto que nos move”.
A Josefinas apoia mulheres em risco no Ruanda,
garantindo-lhes condições financeiras, médicas e sociais estáveis. Estas
mulheres passam a reunir as condições necessárias para aprenderem os ofícios de
um pequeno negócio, tornando-se independentes. 90% dos seus ganhos são
reinvestidos na sua comunidade local, criando um ciclo de positividade e de
oportunidade. “Mas não se esgota aqui”, continua Maria. “Estas mulheres, até
então sem futuro, tornam a educação dos seus filhos numa prioridade. Mulheres
escolarizadas têm o dobro da probabilidade de enviarem os seus filhos para a
escola”. Com uma atuação mundial forte, a marca também reconhece a importância
da uma ação local positiva: “Estamos focadas em apoiar e potenciar os negócios
de mulheres fornecedoras que tenham produtos fantásticos, feitos em Portugal:
juntamo-nos às bordadeiras do Vale do Sousa para dar nova vida ao bordado
manual; recuperamos o burel e reinterpretámo-lo. Adoramos crescer e permitir
que estas mulheres, e os seus negócios, cresçam ao nosso lado”, continua.
Segundo Maria, o mundo empresarial carece de líderes
femininos. Estudos revelam que, nas empresas, a percentagem total de mulheres
em cargos de liderança ronda os 15%. Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer
da rede social Facebook, afirma que estes dados praticamente não se alteraram
desde 2012: “apesar de modestas melhorias desde 2012, as mulheres continuam sub-representadas
no panorama corporativo”. Os dados não deixam margem para dúvida: as mulheres
são agentes de mudança positiva nas empresas. De acordo com um estudo conduzido
pela revista Fortune, as empresas administradas por mulheres atingem receitas
13% superiores às lideradas por homens. Mas, então, porque há tão poucas
mulheres em cargos de liderança? Segundo Sheryl, o problema está na base:
“Desde cedo, as meninas são catalogadas com palavras como ‘mandona’ se
manifestarem traços de liderança, ao passo que se espera e se encorajam os
rapazes a liderarem”.
Michelle Obama
acredita que a construção de um mundo melhor passa pela educação de jovens
meninas. Maria Cunha partilha e reforça: “Para quem tem filhas, para quem tem
crianças, para quem tem jovens meninas, gostava de vos deixar uma mensagem:
ensinem às vossas filhas a importância de estudar e de acreditarem nelas
próprias. O mundo precisa de mais mulheres empreendedoras e mulheres
empreendedoras precisam de todas nós”.
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