Cartas do Novo Mundo - espetáculo para público escolar


Este é um espetáculo dedicado ao público escolar e que pode ser visto nas Galerias da Amazónia no Museu Nacional de Etnologia, no Restelo em Lisboa, junto ao Estádio do Belenenses.
Aqui, os espetadores, para lá de acompanharem as descrições sobre a terra de Vera Cruz e os seus nativos de 1500 através das palavras de Pêro Vaz de Caminha, interpretadas pelo ator F. Pedro Oliveira, podem observar as coroas de penas, as lanças e os arcos, entre outros artefactos indígenas da Amazónia em exposição.
É sem dúvida uma experiencia que vale a pena viver e que leva os mais pequenos para o mundo vivo da imaginação, para além das múltiplas valências disciplinares que se cruzam entre si e que conduzem a um conhecimento mais amplo parte dos estudantes. Para isso contribui também a criação de uma dramaturgia que oferece aos jovens espetadores uma experiência global.
Afonso Ribeiro, um desterrado da frota e citado em A Carta de Pêro Vaz de Caminha é o personagem que acompanhará os visitantes na descoberta dos diversos objetos em exposição, transformando-os em “exploradores” curiosos, atentos e expectantes.
O espetáculo–exposição é especialmente interessante para  os estudantes do 9º ano de Escolaridade, mas também para os estudantes de História (e, em particular, da temática dos Descobrimentos Portugueses e as novas configurações do Mundo dos séculos XV, XVI e XVII), da Antropologia, da Arqueologia, da Literatura e do Português.
A mim faz-me lembrar a minha viagem à Amazónia e o chefe índio que trouxe comigo em fotografia e que guardarei para sempre na imaginação.
Cartas do Novo Mundo pode ser visto até 30 de maio de 2017, quartas-feiras e quintas-feiras, às 11h00 e às 15h00 e tem a duração de 1h20. O preço por estudante é de 7,00€ sendo a entrada gratuita para os professores. As marcações prévias são obrigatórias.

Comentários

Mensagens populares