Um tour de sugestões por Vila Franca de Xira





Novembro não tem de ser um mês triste e seguindo este principio Vila Franca de Xira, mesmo às portas de Lisboa, preparou uma agenda cheia de boas sugestões.


Para começar, durante todo este mês e sempre ao fim de semana, o rei da festa gastronómica vai ser o Torricado com Bacalhau Assado. Este prato tem a sua origem nos camponeses que, em períodos que exigiam o seu afastamento de casa por causa do trabalho, levavam um "farnel" o qual tinha de conter comida fácil de conservar. Um dos alimentos era o pão, que, se comia enquanto mole e quando ficava duro, servia para improvisar uma reconfortante receita. Esfregavam o pão com alho e torravam-no em cima das brasas, untando, depois, com azeite e rematando com uns salpicos de sal. Levavam consigo bacalhau salgado para acompanhar o Torricado. Em novembro, aos fins de semana e em várias freguesias do Município, os restaurantes dão o seu toque especial a esta receita onde reinam sabores típicos.


 


Passando para uma sugestão cultural, no dia 19 de novembro a Bienal de Fotografia volta à Patriarcal para a apresentação dos candidatos ao prémio Bienal de Fotografia 16. Tratam-se de nove exposições individuais, patentes até 8 de janeiro de 2017, dos artistas que, do total das 93 candidaturas ao tema livre.


O anúncio do vencedor do prémio e o lançamento do catálogo terão lugar, igualmente no Celeiro da Patriarcal, em data a anunciar brevemente.


 


Vila Franca também não esquece o desporto, assim procurando enaltecer os seus valores bem como distinguir os atletas do Concelho que na época passada se destacaram no panorama nacional e internacional, a Câmara Municipal leva a cabo no próximo dia 18 de novembro a 7.ª Gala de Mérito Desportivo, que decorrerá no Auditório do Ateneu Artístico Vilfranquense.


Serão reconhecidos o Treinador do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Masculino do Ano, a Equipa do Ano e o Prémio Carreira.


A finalizar, uma sugestão que entra já no mês de dezembro. "Todos Juntos pela Diferença" decorre no dia 6 de dezembro, pelas 10h30, no Pavilhão Multiusos. Esta é a forma que a autarquia encontrou para Comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência estando a organizar um espetáculo cujo tema é “Planeta Missão Azul”.


A iniciativa destina-se a todas as crianças e jovens com e sem deficiência com idade igual ou superior a 6 anos, e tem como objetivo contribuir para a sensibilização, aceitação e respeito pela diferença, numa lógica de valorização da diversidade.



Comentários

Mensagens populares