Bienal de Pintura do Eixo Atlântico no Porto


De 05 a 25 de Janeiro o Palácio das Artes da Fundação da Juventude no Porto acolhe mais uma edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, após ter já percorrido 14 espaços culturais dos municípios que integram o Eixo Atlântico e de onde partirá para se dar a conhecer ao público em mais 3 cidades, com encerramento marcado para o mês de abril.
Com já mais de 20 anos a Bienal de Pintura do Eixo Atlântico tem-se revelado um importante estimulo à criação artística, possibilitando simultaneamente o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas, que no noroeste peninsular constituem uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
Este certame no biénio 2015-2016 chega à sua XI edição com 29 trabalhos inéditos de artistas naturais ou residentes no Norte de Portugal e na Galiza, selecionados entre mais de 100 trabalhos admitidos a concurso.
Organizada pelo Eixo Atlântico juntamente com a Fundação da Juventude e a Secretaria Geral de Cultura da Xunta de Galícia, a Bienal, que é já considerada uma das três maiores exposições de pintura da Península Ibérica, é hoje um verdadeiro impulso à criatividade dos artistas e à criação de valor no património artístico.
Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «é importante continuar a trabalhar para premiar a criatividade dos jovens, colaborando ao máximo com o Eixo Atlântico e valorizando e difundindo iniciativas como esta, que enaltecem valores que são, por várias vezes, colocados em segundo plano».
Para Ricardo Rio, Presidente do Eixo Atlântico «uma das chaves do sucesso do Eixo Atlântico durante estes 23 anos é conferir escala a cidades pequenas e médias no contexto europeu, que de outra forma não estariam no mapa político, nem teriam interlocução ou eco em Bruxelas. Esta escala não se revela só no contexto político e económico, mas também no cultura».

Comentários

Mensagens populares