Lisboa eleita Anfitriã 2016 da The Tall Ships Races


Este verão o Rio Tejo em Lisboa iluminou-se com a presença da The Tall Ships Races e a cidade desceu ao rio para ver e tocar nos grandes barcos.   
A The Tall Ships Races Lisboa 2016 teve impacto económico e mediático bem acima dos verificados na edição de 2012 o que posiciona a regata como os um dos maiores eventos de Lisboa no ano de 2016 e um dos maiores eventos náuticos de sempre em Portugal.
Mas as boas notícias continuam uma vez que a Aporvela conquistou no passado dia 25 de Novembro, em Halmstad, Suécia e no âmbito da conferência anual da Sail Training International, o prestigiado Host Port Trophy que visa destacar a cidade de acolhimento de uma Tall Ships Races que mais jovens faz embarcar nos grandes veleiros.
No total, a The Tall Ships Races Lisboa 2016 apoiou o embarque de 379 jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. Este número aumentou a representação portuguesa em quase 50% em relação à edição de 2012 e torna-se o número mais elevado de jovens alguma vez apoiados por uma cidade organizadora de uma Tall Ships Races, facto que deve merecer a maior atenção, sobretudo num quadro de valorização da economia azul e das carreiras profissionais ligadas ao Mar.
Este embarque foi realizado em 14 diferentes navios, nacionais e estrangeiros (Caravela Vera Cruz, NTM Creoula, Santa Maria Manuela, Summertime, Harfang Two, Sea Lion of London, 4Fun, Statsraad Lemhkhul, Gulden Leeuw, Atyla, Christian Radich, Morgenster, Alexander von Humboldt II, Tomidi), sendo ainda de destacar a presença de jovens cadetes da Marinha Portuguesa a bordo do NRP Zarco e NRP Polar que não foram contabilizados e de um número ainda maior de tripulantes portugueses que se encontravam acima dos 25 anos ou eram responsáveis a bordo das respectivas embarcações.
A Aporvela, proprietária da caravela Vera Cruz participou nas etapas Lisboa – Cádiz e Cádiz – Corunha, destacando-se a presença de um grupo de jovens cientistas patrocinados e escolhidos pela Ciência Viva; requisitou à Marinha Portuguesa o NTM Creoula para a realização de 4 viagens de treino de mar no âmbito da regata (Brest-Lisboa, Lisboa-Cádiz, Cádiz-Lisboa e Lisboa-Corunha) e apoiou um grupo de 50 jovens da Escola Náutica Infante Dom Henrique que embarcaram no Santa Maria Manuela, igualmente requisitado pela Aporvela.
Para quem não teve oportunidade de acompanhar, a The Tall Ship Races, iniciou-se em 1956, sendo uma competição que consiste numa regata de grandes veleiros, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, e que tem como missão promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo. A regata é organizada a nível internacional pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus.

Comentários

Mensagens populares