Portugal também é surf e portugueses fazem história na Nazaré


A Praia do Norte recebeu o maior evento de ondas grandes alguma vez realizado em Portugal. A etapa portuguesa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League, teve luz verde para avançar, depois de estar em período de espera desde o dia 15 de Outubro.
E se a vitória coube ao australiano Jamie Mitchell, foi da atitude dos Portugueses que mais se falou durante todo o dia. Entre a lista dos 24 melhores surfistas do mundo, estiveram cinco portugueses que fizeram história e desafiaram todos os limites ao surfar algumas das maiores ondas de sempre, em remada na Nazaré.
João de Macedo, um dos surfistas portugueses mais experientes em ondas grandes e que tinha sido até então o único a competir no circuito mundial, foi o mentor da armada portuguesa e mostrou que aos seus 39 anos está no topo da elite mundial. Venceu a primeira bateria, fazendo antever um grande dia para as cores nacionais e chegou até á final graças a uma onda de ultima hora que lhe valeu um dos maiores wipeouts do dia, mas também a nota necessária para estar entre os 6 finalistas. Deixou pelo caminho, entre outros, Greg Long, campeão mundial em 2012 e 2015 (na primeira ronda), e Grant Baker, líder do ranking e campeão de 2013 (nas meias-finais). Na final foi um guerreiro e faltando 10 minutos para o final apanhou uma onda que lhe valeu o 3º lugar final e uma entrada directa para a 9.º (8,680 pontos) posição no ranking mundial.
Antonio Silva apostou desde cedo nas direitas da praia do Norte na primeira ronda e garantiu a passagem às meias finais. Conseguir passar à final foi um grande feito, e lado a lado com os restantes finalistas na cerimónia de entrega de prémios revelou um grande respeito e admiração por todos e o desejo de correr o circuito mundial a tempo inteiro. Para António Silva, vencedor por dois anos consecutivos da Bolsa EDP Mar Sem Fim para o seu projecto na Nazaré (2014/15 e 2015/16) este é o culminar positivo de uma longa relação com esta onda, com a entrada directa para o 14.º lugar (5,024) do ranking mundial.
Hugo Vau foi um dos destaques da primeira ronda, com duas ondas (7,93 e 8,50) em menos de dois minutos. Um dos principais promotores do canhão da Nazaré, estava duplamente orgulhoso por isso, a realização do Nazaré Challenge foi para ele o “culminar de um ciclo e o reconhecimento a nível mundial por parte da World Surf League.”
Alex Botelho, uma presença constante nos melhores dias da Nazaré, realizou um objectivo que perseguia há 3 anos: entrar numa prova do circuito mundial de ondas grandes. Na sua bateria conseguiu uma das melhores ondas e com a passagem ao próximo round ao alcance ficou a precisar de uma segunda onda para avançar para as meias finais. Depois de ser o primeiro Português a surfar Jaws, através da bolsa EDP Tour, Alex provou merecer um lugar lado a lado com a elite do surf mundial e será de esperar grandes feitos nos próximos anos, inclusivamente novos convites para etapas do Big Wave Tour.
.

Comentários

Mensagens populares