Novidades do Museu Bordalo Pinheiro



O Museu recebeu uma nova doação que veio enriquecer a sua colecção de Cerâmica - um cachepot (floreira) de inspiração renascentista, dedicado ao Conselheiro Serra e Moura, político que Bordalo retratou e para quem realizou por encomenda um tinteiro dedicado, atualmente em exibição. A peça foi oferecida por Ana Maria Freire, que a recebeu por herança materna. A ideia da oferta surgiu numa visita ao Museu, na década de 90, quando Ana e a sua mãe Maria Helena viram exposto o tinteiro que estivera em casa do filho do Conselheiro e tio por afinidade de Helena.


Se ainda não viu, pode aproveitar para conhecer a exposição permanente “Objectos pessoais de Rafael Bordalo Pinheiro”, como o célebre monóculo, um sinete com monograma, a inseparável caneta e tinteiro, frascos de tinta e a bata de trabalho são alguns exemplos em exposição. Outros objectos evocam a família, como o busto de seu pai Manuel Maria Bordalo Pinheiro, ou o serviço de café pintado pela irmã Maria Augusta, com caricaturas da autoria do artista, entre as quais a do próprio Rafael e da sua mulher Elvira, vestidos à japonesa.


Mas as novidades não ficam por aqui, LIBERDADE DE IMPRENSA, CENSURA E CARICATURA


NO TEMPO DE BORDALO PINHEIRO é o tema para uma reflexão aberta ao público por Paulo Jorge Fernandes, professor no Dep.º de História do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Este evento assinala os 112 anos sobre a morte de Rafael Bordalo Pinheiro, a 23 de Janeiro de 1905 e terá lugar no dia 25 de Janeiro, às 19H, no Museu Bordalo Pinheiro.


Para os mais jovens as propostas recaem sobre as oficinas criativas. GABINETE DE CURIOSIDADES é o atelier proposto por Inez Wijnhorst para os dias 18 e 25 de Janeiro e 1 e 8 de Fevereiro.


Ou então os Cursos livres como PINTAR AZULEJO - A Rã e a Cegonha, por Elizabete Canavarro. Trata-se de uma oficina de fim de semana proposta para o dia 21 de Janeiro.


O Museu Bordalo Pinheiro pode ser visitado de Terça a Domingo das 10h às 18h e a entrada custa 3€ havendo condições especiais para diferentes públicos.



Comentários

Mensagens populares