Passagem de Ano em S. Martinho do Porto


Este ano, na passagem de ano, não fui para longe. Há muito que ouvia falar no fogo-de-artifício em S. Martinho do Porto pelo que resolvi ver ao vivo e a cores.
Para quem não conhece, São Martinho do Porto é uma freguesia do concelho de Alcobaça na zona centro de Portugal. Conta com uma das mais belas praias do país, uma baía de águas calmas e areias brancas e finas, tendo sido considerada a melhor praia para ir em família no guia de praias de 2015 da eDreams.
Antigamente a baia teve uma elevada importância comercial e apesar do tempo ter diminuído essa importância, a sua atividade turística e a vida da praia conferem-lhe uma vida especial, nomeadamente durante o verão e a passagem de ano.
A baía está ligada ao mar por uma pequena abertura o que faz com que a praia seja excelente para a prática de vela, windsurf ou canoagem. Na marginal, ainda se respira um pouco da tradição, em antigas casas e jardins, lado a lado com construção mais recente bem como inúmeros cafés, restaurantes, esplanadas e lojas. Caminhando ao redor da baía, ao fundo, chega-se a zona da doca e a um túnel pedonal que dá acesso directo ao oceano.
O movimento de S. Martinho do Porto vive essencialmente do fluxo das casas de férias, do parque de campismo e das inúmeras autocaravanas que escolhem este local para pernoitar.
Ontem escolhi ver o fogo do Miradouro do Largo José Bento da Silva, que tem uma vista privilegiada sobre a baía e acesso direto pelo Ascensor do Outeiro. O frio era de cortar mas o miradouro estava repleto e o clima era de festa. Antes do início do fogo, que durou cerca de 3 minutos e foi acompanhado de música, e logo a seguir, pequenos balões de ar quente encheram o ar de magia. Ao longo da praia, a baia iluminava-se com os tons vivos vindos do céu, permitindo ver Salir do Porto e a suas praias fabulosas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Comentários

Mensagens populares