Setúbal e a Competitividade Portuária

A importância da instalação de uma marina para o desenvolvimento da frente ribeirinha de Setúbal e da região foi abordada hoje de manhã num encontro sobre o aumento da competitividade portuária.
No evento, realizado no auditório da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, garantiu que “a marina será compatível com tudo o que é o projeto de desenvolvimento portuário para potenciar o turismo”.
A governante veio a Setúbal apresentar a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária”, numa intervenção realizada após a sessão de abertura na qual a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira afirmou ter a plena convicção de que a marina “é absolutamente compatível com os planos de desenvolvimento do porto” e de que “será forte fator para o aumento das suas capacidades”.
No âmbito do reforço do porto, pretende-se abrir novas frentes de fruição ribeirinha, razão que levou a autarquia a desenvolver, “em perfeita parceria com a APSS e com o Governo, nos últimos anos, um trabalho que conduziu, finalmente, a uma firme intenção de investimento para a construção de uma marina em Setúbal”.
Esta pretensão ficou registada num memorando de entendimento assinado pela autarquia com um investidor macaense que “resultou das condições para a construção de uma marina em Setúbal estabelecidas conjuntamente pela APSS e pela Câmara Municipal”.
A presidente da autarquia reafirmou o empenhamento na viabilização deste projeto, que considera de “enorme importância para a qualificação da zona ribeirinha e para toda a região”.
Garantiu ainda que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para, “com a brevidade possível, promover a elaboração de um novo plano de pormenor na zona ribeirinha e, desde que se encontrem reunidos todos os requisitos legais, conceder as licenças que se afigurem necessárias”.
É ainda de destacar o compromisso do investidor macaense de desenvolver os estudos de viabilidade económica e de impacte ambiental necessários, devido ao “interesse mútuo na concretização deste importante investimento para o país”, salientou.
A edil sublinhou que, na estratégia de melhoria do porto de Setúbal, se enquadra o “interesse mútuo na concretização deste importante investimento para o país, no estrito respeito por todos os interesses em presença”, nomeadamente quanto à “conjugação com as necessidades de desenvolvimento da plataforma portuária setubalense”.

Comentários

Mensagens populares