A delicada arte portuguesa em casca de ovo


Segundo a wikipédia “Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas”.
Em Portugal, descubro por acaso, um novo conceito para trabalhar ovos, neste caso, de avestruz. De imediato lembrei-me dos famosos Fabergé, não por serem parecidos mas porque o conceito do ovo que se transforma em objeto de arte é semelhante.
Jorge Manuel Lamuria dá nova vida à cascas de ovos transformando-os em peças únicas. De acordo com o próprio, “ tendo passado muitos anos a trabalhar na decoração em cristal, quis adaptar os meus conhecimentos a algo arrojado e inovador, esculpir e gravar ovos de avestruz. Algo que me punha à prova derivado à sua fragilidade e textura, tendo-me surpreendido o resultado dos primeiros trabalhos realizados, superando as expectativas”.
O artista, de 56 anos, nasceu em Angola mas reside em Alcobaça, terra de inúmeros artistas dos vidros e cristais e continua a conjugar o seu trabalho com esta forma de arte. Foi assim, a partir destes conhecimentos que criou uma nova técnica que permitiu trabalhar este material tão delicado.
Para além da luz que sai através dos ovos criando novos ambientes, é de destacar as diferentes texturas que fazem de cada ovo um objeto único.
De acordo com Jorge Lamuria, “também a forma como foi aceite na opinião de terceiros que me surpreenderam e levaram a ter continuidade. De há 3 anos a esta parte tenho-me dedicado a esta arte e já possuindo um variado e extenso trabalho. A participação em eventos ligados às artes tem sido também, umas das formas encontradas para divulgar os meus trabalhos”.
Fotos retiradas do artista em:








Comentários

Mensagens populares