Portuguesa Liliana Guerreiro reconhecida internacionalmente na arte da joalharia

Liliana Guerreiro, designer de joias portuguesa, foi recentemente distinguida com o prémio “Melhor Peça de Joalharia”, na gala promovida por uma das maiores feiras de joalharia da Europa, a Inhorgenta Munique. O colar “Elementos” foi o grande vencedor da categoria eleita por votação online, entre as 33 peças pré-selecionadas pelo júri.
Liliana Guerreiro é uma percursora da joalharia contemporânea portuguesa. Natural de Viana do Castelo encontrou na filigrana a inspiração para o seu trabalho, desconstruindo a complexidade da técnica nos seus elementos primários – o filum (fio) e o granum (grão). O colar “Elementos” é um fiel retrato do seu conceito singular. O fio de ouro delicado e muito fino (cerca de 0,2mm) é enrolado com perícia e técnica, tecendo uma textura irregular e orgânica, que transmite a perceção de movimento permanente.
 A designer portuguesa conta já com um relevate currículo internacional. Em 2007 venceu o 1º Concurso Internacional de Filigrana e já foi convidada para expor a sua coleção no Museu MoMa em Nova Iorque e no Museu de Arte e Design (MAD), também em Nova Iorque. A sua coleção pode ser atualmente encontrada nas mais prestigiadas galerias de arte e lojas em todo o mundo, tendo como mercados prioritários os EUA, Bélgica, Suíça e Japão. Em Portugal, a coleção está à venda nas lojas Elements (Porto e Lisboa), no Museu de Serralves, no Porto, e através da sua loja online.  
 

Comentários

Mensagens populares