Alguns dos candidatos às 7 Maravilhas de Portugal

Idanha-a-Nova



Já são conhecidas as aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal®, concurso que este ano é dedicado às Aldeias. O Município de Idanha-a-Nova foi o que maior número de candidaturas submeteu: 27 para 21 povoações.

Foram apresentadas candidaturas a todas as sete categorias deste concurso nacional, incluindo a Aldeias de Mar, categoria em que Penha Garcia, fértil em vestígios fósseis, conta a história da vida nesta região há 480 milhões de anos, quando era um imenso mar onde reinavam as trilobites e seus predadores, num impressionante mundo de biodiversidade aquático.

A diversidade, a tradição e as potencialidades de todo o concelho estão, portanto, agora a concurso, nas categorias Aldeias-Monumento, Aldeias Autênticas, Aldeias Rurais, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias em Áreas Protegidas, Aldeias Remotas e Aldeias de Mar.

Pela sua especificidade, Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia concorrem em três categorias distintas. A estratégia para as restantes aldeias foi a candidatura à categoria onde demonstram maior potencialidade.

As 21 aldeias idanhenses beneficiam de uma estratégia de desenvolvimento apoiada na modernização da ruralidade, a par de um importante histórico no rol de distinções. A aposta na riqueza natural e histórico-cultural ímpar de Idanha-a-Nova, território UNESCO com uma ruralidade de excelência, faz parte da estratégia do Município. Idanha-a-Nova é, ainda, Cidade Criativa da UNESCO, no âmbito da Música, tem duas aldeias na Rede de Aldeias Históricas de Portugal e integra o Parque Natural do Tejo Internacional (Reserva da Biosfera da UNESCO) e o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

Ferreira do Zêzere



O Município de Ferreira do Zêzere candidata três aldeias à eleição das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias. As aldeias candidatas são: Aldeia de Dornes, em Aldeias-Monumento, a Aldeia de Avecasta na categoria Aldeias em Áreas Protegidas; e a aldeia de Castanheira – Lago Azul em Aldeias Ribeirinhas.

 “Ferreira do Zêzere está a apostar na promoção do destino, associando o desporto à oferta turística e à própria vida de aldeia. A nossa estratégia de promoção tem sido concertada, vimos na estância Wakeboard Portugal, da qual fazemos parte com um cable no Lago Azul, e em dois outros grandes marcos do concelho, Dornes e Avecasta, com a sua gruta natural, três ativos de promoção forte que podem e devem ser explorados numa iniciativa com a projeção pública como é o caso das 7 Maravilhas”, explica Jacinto Lopes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Dornes é uma das pérolas da herança templária e a sua localização em pleno lago do Castelo de Bode dão-lhe um encanto único na região. Dornes, a Península Encantada, além do interesse histórico e monumental, é uma das mais belas e preservadas aldeias das margens do Zêzere, cheia de cultura e tradições religiosas.

Avecasta inserida em território de Rede Natura 2000, apresenta e conserva os traços arquitetónicos em pedra calcária tradicional desta região. Tem também como elementos de destaque o tradicional moinho no alto da colina e a Gruta de Avecasta que aí existe e assume um valor de raridade em termos de preservação paleoambiental, assumindo grande interesse científico para o conhecimento das diversas comunidades humanas que usaram aquele local como habitat.

A aldeia de Castanheira - Lago Azul em Ferreira do Zêzere oferece para além de toda a beleza paisagística diversas alternativas à prática balnear como é exemplo a praia fluvial com piscina flutuante, percursos pedestres, a prática de wakeboard em barco e no Cable Park. Nos últimos anos o Lago Azul tem ganho uma projeção internacional com a realização dos campeonatos do mundo de Wakeboard.

Estas 49 aldeias vão ser votadas pelos portugueses a partir de julho deste ano, em Galas transmitidas em direto na RTP, todos os domingos, a partir de 9 de julho.





Comentários

Mensagens populares