Bussaco na corrida a Património Mundial da UNESCO e mais

( Foto: Pedro Brito)


Foi apresentada na BTL a Candidatura do Bussaco a Património Mundial da Unesco

 “O ‘Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco’ congregam um património de incomensurável valor cultural, histórico, patrimonial, religioso, militar e natural. Há aqui uma riqueza fabulosa e única, no seu género, em todo o Mundo. Ora, tendo a UNESCO inventado, em 1972, a noção de Património Mundial para proteger os sítios de valor universal excecional, com os excelentes resultados publicamente conhecidos, consideramos que é de elementar justiça que o Bussaco mereça esta distinção”, considera Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Para além do prestígio e da justiça da classificação UNESCO, o presidente da Fundação Mata do Bussaco, António Gravato, fala em números: “em 2016, mais de 250 mil pessoas, provenientes de 55 países, visitaram a Mata Nacional do Bussaco, o que representou um aumento de entradas na ordem dos 9% face a 2015. Acreditamos que, com o selo de Património Mundial e a avaliar pelos exemplos de Coimbra, Sintra, Porto, Alto Douro Vinhateiro, e Guimarães, iremos registar um aumento de procura, num horizonte de dez anos, de 300%”.

António Gravato lembra que “o Bussaco é uma paisagem construída pelo Homem, não só pela importação e plantação de espécies arbóreas e arbustivas indígenas e exóticas, como também pela construção de elementos arquitetónicos de diferentes períodos da História portuguesa, configurando a Mata numa simbiose perfeita do trinómio Homem-Natureza-Cultura”.

“Após a classificação da UNESCO, acreditamos que, no prazo de dez anos, iremos passar das atuais mil camas para 1500, e das atuais 80 mil dormidas anuais para 160 mil, o que contribuirá para um aumento importante na percentagem de dormidas registadas na região Centro”, afirma o presidente da Fundação.

 

Crianças de Eiras artistas pela primeira vez no Festival de Artes do Bussaco

A Fundação Mata do Bussaco já começou a trabalhar com crianças das escolas de Eiras, Santa Apolónia e Adémia, no concelho de Coimbra, para  preparar a encenação de uma peça de teatro, subordinada ao tema “Os animais da selva”, que será levada à cena, nos dias 24 e 25 de junho, na Mata Nacional do Bussaco.

Esta iniciativa cultural e artística, que irá proporcionar a centenas de crianças e jovens socialmente desfavorecidos a possibilidade de serem artistas e eventualmente descobrirem uma vocação profissional, está enquadrada no projeto MataBoo, que é financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, apadrinhado pela Loja Jumbo de Eiras, desenvolvido pela Fundação Mata do Bussaco, produzido pela Associação Escolíadas e apoiado pela Câmara Municipal da Mealhada.

MataBoo é um projeto cultural, submetido ao concurso “Juntos pela Juventude”, que tem como objetivo potenciar os recursos naturais da Mata Nacional do Bussaco, dirigindo-os para atividades que sensibilizem o público jovem no âmbito da educação ambiental.

 

O 1º Festival de Artes “Catrapim”, que representará o culminar/encerramento do projeto MataBoo, irá decorrer em sete palcos dispersos pela floresta e será um evento aberto ao público em geral, pensado para famílias com crianças, dois dias divertidos e dinâmicos na Mata Nacional do Bussaco.

“Estamos já a trabalhar, desde outubro de 2016, com o inestimável apoio financeiro da Fundação Jumbo para a Juventude, na preparação de um trabalho artístico e cultural que vai dar oportunidade a muitas crianças, sobretudo as socialmente mais desfavorecidas, de serem artistas pela primeira vez e de pela primeira vez subirem a um palco, com uma produção cénica/teatral muito profissional, graças à ajuda da experiente Associação Escolíadas e ao apoio logístico da Câmara Municipal da Mealhada. Quem sabe se algumas destas crianças e jovens não terão aqui a oportunidade de descobrir a sua vocação e de todos nós não detetarmos talentos de que nos venhamos mais tarde a orgulhar”, afirma o presidente da Fundação Mata do Bussaco, António Gravato.

 


Comentários

Mensagens populares