Nova edição da Frutos 2017 nas Caldas da Rainha


Vá colocando na sua agenda porque a “Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha” (Frutos 2017), promovida pela Câmara Municipal, volta ao Parque D. Carlos I entre 18 e 27 de Agosto. O evento, que foi durante os anos 70, 80 e 90 um dos mais importantes da área a nível nacional, voltou a decorrer em 2016 e regressa novamente em 2017. Este ano, Tiago Bettencourt, Richie Campbell, Carminho, GNR e Xutos e Pontapés são alguns dos nomes que marcarão presença na Frutos. Em simultâneo, terão lugar um conjunto de actividades, como showcookings, exposições, workshops, cerâmica, jornadas técnicas, visitas acompanhadas a pomares, entre outras. 
 “Depois do sucesso da Frutos 2016, não tivemos dúvidas em realizar a segunda edição. Agora o nosso objectivo é corrigir alguns erros e, acima de tudo, inovar. Esta é uma das principais feiras do sector em Portugal e tem a grande vantagem de reunir duas componentes: a técnica e a artística. Se, por um lado, a fruta é o ponto de partida e há um conjunto de actividades em torno da mesma, também o cartaz cultural foi uma prioridade para podermos atrair o maior número de pessoas. Este é um evento que decorre no parque mais emblemático das Caldas da Rainha, para que as pessoas que nos visitam possam sentir a vida da cidade, sendo que o objectivo é também promover o turismo das Caldas e da região”, salienta Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
A Frutos está dividida em várias áreas de forma a haver por todo o parque diversas actividades a decorrer em simultâneo. Novidades deste ano:
• Espaço Fruta Viva, onde se poderá comprar os produtos directamente aos produtores locais e ter acesso a informação importante sobre a importância da fruta na alimentação quotidiana. 
• Espaço Entrega de Compras, para que as pessoas possam durante a feira comprar fruta, mas recolhê-la apenas no momento de saída. 
• Espaço Máquina do Tempo, onde as pessoas poderão reviver o passado da feira em 3D. 
• Espaço Produtos Biológicos e o Espaço Nutrição e Bem Estar comprovam mais uma vez a preocupação dos organizadores em tornar a fruta o ponto central de uma vida saudável. 
Haverá ainda a realização das jornadas técnicas, tal como no ano passado, onde as pessoas poderão assistir a palestras e conferências sobre o sector, funcionando apenas por marcação.
Após a apresentação oficial da Frutos 2017, esta marcará presença pela primeira vez no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, através de um showcooking que integrará a fruta e o chocolate, realizado pelo chef David Gomes da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, no próximo dia 25 de Março às 13h.
Revisitando o passado, a Feira Nacional da Hortofruticultura, que realizou 27 edições desde 1979, foi uma alavanca fundamental no apoio, modernização e divulgação da fileira dos frutos e hortícolas que se produzem em Portugal. 
Desde a primeira edição que suscitou grande interesse, congregando enorme adesão institucional e popular pelo seu carácter diverso e inovador e pela qualidade das suas jornadas técnicas que fazem a ligação entre a investigação, a experimentação, os fruticultores e os técnicos. 

Comentários

Mensagens populares