Setúbal


Setúbal Fashion Weekend
O Setúbal Fashion Weekend, evento de promoção do comércio da Baixa da cidade, está a aceitar, até ao dia 31, inscrições de jovens que desejem participar como manequins em desfiles de moda.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e a DerivaStatus Associação, tem como mote principal a divulgação das coleções de roupa das lojas da Baixa sadina e a divulgação do trabalho de novos designers de moda.
O evento inclui vários desfiles, nomeadamente no dia 7 de abril, a partir das 21h30, defronte dos Paços do Concelho, localizados na Praça de Bocage, e a 8, ao longo do dia, entre as 10h30 e as 18h00, com nove desfiles nas principais ruas da Baixa.
O Setúbal Fashion Weekend termina com um último desfile, também no dia 8, novamente a partir das 21h30, em frente dos Paços do Concelho.
Além das coleções de moda apresentadas pelas lojas locais, o evento conta com o envolvimento de vários outros lojistas, relacionados, por exemplo, com o mundo da moda, como oculistas e cabeleireiros, mas também com outras áreas de atividade, como pastelarias.
 A seguir aos desfiles noturnos dos dias 7 e 8, na Praça de Bocage, têm início, à meia-noite, festas com música e animação.
 
Feira Quinhentista
A chegada do rei a Setúbal para construção do Forte de S. Filipe, no final do século XVI, inspira a Feira Quinhentista, que decorre de 30 de março a 2 de abril e que marca a reabertura ao público do monumento nacional.
O certame temático, organizado pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, conta com várias tendas de comércio de artesanato e de restauração, instaladas ao longo da estrada de acesso ao forte, desde o primeiro portão até ao largo da entrada principal da fortificação.
Em paralelo, decorrem ao longo dos quatro dias do evento inúmeras atividades, protagonizadas por cerca de meia centena de artistas, que convidam os visitantes a viajar até ao século XVI.
Um povoado rural instalado numa zona específica do recinto recria o quotidiano camponês da época, enquanto, no túnel de acesso ao edifício, uma das áreas que agora reabrem ao público, está patente a exposição “Tortura Medieval”, na qual se exibem instrumentos e aparatos utilizados nas práticas de tortura durante a Idade Média.
O certame inclui outras exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais, de caligrafia e iluminura da época, assim como uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro típicos daquele período.
 
 A Feira Quinhentista reserva, igualmente, acampamentos com exibição e demonstrações de voo livre de aves de rapina, bem como de exposição e demonstração de armas de combate e de cães de grande porte.
A Feira Quinhentista abre ao público no dia 30, às 19h00, altura em que têm início as primeiras animações de rua, a cargo de Kinessis, com malabarismos, teatro e pirofagia, dos Gaiteiros da Bardoada, com música de inspiração medieval e renascentista, e do Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros.
No segundo dia do certame, a 31, a abertura das portas regista-se às 15h00, sendo que, às 15h30, o grupo Agape dá início à animação de rua, dando a vez, às 16h00, ao Kinessis.
O grupo Espada Lusitana conduz, às 17h00, mesas pedagógicas com exposição de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo e, às 19h00, demonstrações de combate apeado.
No intervalo, Diana Falco faz, pelas 18h00, demonstrações de voo livre de aves de rapina.
Os Gaiteiros da Bardoada atuam às 19h30, enquanto, às 20h00, há um espetáculo de danças orientais com inspiração em tabernas, a cargo de Al-Nawar.
O Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros atua às 21h00, com a Espada Lusitana a regressar, às 21h30, para a recriação da ronda pelos baluartes do forte.
O programa deste segundo dia termina com um espetáculo de fogo pelo Kinessis, com início às 22h00, e uma última atuação dos Gaiteiros da Bardoada, a partir das 23h30.
No dia 1 de abril a Feira Quinhentista abre às 13h00. Entre as 15h00 e as 16h30 há jogos medievais para crianças e danças e animações de rua com Agape, ArsLuce, Kinessis e Gilteatro, seguindo-se, às 17h00, as oficinas pedagógicas da Espada Lusitana e, às 18h00, as exibições de aves de rapina da Diana Falco.
Os Recanto apresentam um espetáculo de música de inspiração medieval às 18h30, que antecede nova demonstração, às 19h00, da Espada Lusitana, grupo que regressa, mais uma vez, às 21h30, para a ronda dos baluartes.
A música, a pirofagia e a animação de rua preenchem o restante programa do dia 1, entre as 19h30 e a hora de encerramento, às 23h30, com os Gaiteiros da Bardoada, Al-Nawar, o grupo de danças de Alhos Vedros, Kinessis e Gilteatro.
A programação do derradeiro dia da Feira Quinhentista, 2 de abril, domingo, desenrola-se entre as 13h00 e as 19h30, com as animações a terem início às 15h00 com jogos medievais para crianças.
Animação de rua, malabarismos, aves de rapina e demonstrações de equipamento militar são conduzidas, novamente, por Agape, às 15h30, Kinessis, às 16h00, Gilteatro, às 16h30, Espada Lusitana, às 17h00 e 18h30, e Diana Falco, às 18h00.
Os 13 grupos envolvidos nos espetáculos e nas animações de rua participam, em conjunto, na cerimónia de encerramento da Feira de Quinhentista, com início agendado para as 19h30.
As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa. Grupos de seis pagam quatro euros e crianças até aos 12 anos têm entrada livre.
 

Comentários

Mensagens populares