Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus


O programa de comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e da Noite Europeia dos Museus (20 de maio) em 2017 é constituído por cerca de 600 atividades, envolvendo um total de 84 espaços museológicos distribuídos por 46 concelhos do país.
Para o Dia dos Museus estão previstas perto de quatro centenas de iniciativas e para a Noite, mais de 200. Comparativamente a 2016 regista-se um crescimento, tendo sido então oferecidas, no total (Dia e Noite) 450 atividades.
“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” é o tema proposto para esta edição do Dia Internacional dos Museus, apelando “a uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral”.
No contexto desta celebração decorrem inaugurações em três dos 15 Museus tutelados pela DGPC: o Museu Nacional Soares dos Reis inaugura hoje a exposição “Cidade Global”, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) inaugura dia 18 a exposição “Madonna” e o Museu Nacional dos Coches (MNC) inaugura na sexta-feira, dia 19, a sua museografia. Os eventos no MNAA e no MNC contam com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Na Noite dos Museus, que em 2016 registou a maior adesão de sempre (45 mil visitantes), decorrerá em Lisboa a 2ª edição da iniciativa “Museus em Movimento”, uma parceria DGPC/Volkswagen Veículos Comerciais que consiste na oferta de transporte gratuito à população que se associe a esta grande festa. Entre as 18:00 e as 23:00 de sábado funcionam duas rotas:
Rota 1 | Belém – Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia, Museu dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda.
Rota 2 | Centro – Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro e Museu da Música.
 
 

Comentários

Mensagens populares