Em destaque de norte a sul nos próximos dias

Castro Marim
Acordeão d’Alma em Castro Marim
Castro Marim vai acolher o concerto “Acordeão d’Alma”, no próximo dia 7 de maio, no palco da Biblioteca Municipal, pelas 16h00.
Enquadrado nas comemorações do Dia Mundial do Acordeão, a 6 de maio, este concerto encarna uma história única, a alma de um acordeão que o Algarve traz no peito. Em palco haverá um painel em formato de tertúlia, composto por cinco oradores, moderados por um jornalista, onde terá lugar um enquadramento histórico do instrumento, assim como uma abordagem sobre a alma diferenciadora e única do Algarve, à volta do Acordeão.
Os momentos de tertúlia serão intercalados por momentos musicais a cargo de conceituados acordeonistas de nível mundial. Já confirmados estão o acordeonista João Frade e o Duo Paris Moscovo. As suas atuações fazem-se acompanhar de um artista visual, que, através de desenho digital efetuado em tempo real, irá captar e reinventar a essência de cada música e dialogar com o intérprete, conferindo também uma tonalidade mais interdisciplinar e contemporânea aos conteúdos apresentados.
O concerto "Acordeão d´Alma" em Castro Marim tem entrada gratuita e é uma iniciativa da “Mito Algarvio” (Associação de Acordeonistas do Algarve), com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e do programa "365 Algarve.
 
Peddy Paper do Rio Seco  
 
As inscrições já estão abertas para o Peddy Paper do Rico Seco, que acontece no dia 21 de maio. A iniciativa é organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco há seis anos e o sucesso tem sido crescente.
A promoção dos valores do património cultural, ambiental e das gentes do território, são os objetivos deste Peddy paper, num dia passado no campo, que promete muita animação, aventura e emoções. As equipas (entre 4 a 6 elementos) vão enfrentar diversas provas, baseadas em jogos e saberes tradicionais, e questões de cultura geral, percorrendo montes e vales e descobrindo a bonita paisagem que ladeia esta povoação de Castro Marim.
A VI edição do Peddy Paper começa às 09h00 horas e encerra com um almoço de confraternização, seguindo-se animação musical durante a tarde.
As inscrições estão limitadas a 30 equipas. Mais informações pelo e-mail gdc.rioseco@sapo.pt.
Nelas
É já no próximo dia 6 de Maio que ocorre, em Nelas, o III Trail da Caminhos Cruzados, empresa produtora de vinhos do Dão. O ponto de encontro acontece às 8h30 na Quinta da Teixuga, junto à adega da Caminhos Cruzados, e há três modalidades distintas: o Trail de 25km, o Mini Trail de 12km e a caminhada de 8km. Os prémios para os três primeiros classificados são, além dos troféus, garrafas de vinho da marca Titular. A inscrição para o Trail e para o Mini Trail é de 12€ e para a Caminhada 5€, sendo que parte deste valor reverte para os Bombeiros de Nelas e para os Bombeiros de Canas de Senhorim. 
 “Acreditamos imenso neste projecto, tem tudo a ver com a nossa filosofia que está inerentemente ligada ao bem-estar. Por outro lado, a grande adesão que tivemos nas edições anteriores dá-nos motivação para continuar a organizar este trail. É uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem as paisagens da região e simultaneamente conhecerem os nossos vinhos”, refere Paulo Santos, proprietário da Caminhos Cruzados. 
A Caminhos Cruzados surge pela iniciativa e vontade de Paulo Santos, natural de Nelas, que, determinado a regressar às suas origens para investir no mundo do vinho, decide transformar uma antiga empresa agrícola numa moderna empresa produtora de vinhos. É assim criada uma empresa familiar, dirigida pela sua filha, Lígia Santos. Apesar de na família não haver a tradição de produção de vinho, o grande objectivo é colocar Nelas no mapa dos grandes vinhos do Dão. 
A empresa (vinhas e adega) situa-se no Dão, mais especificamente em Nelas, região que está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo assim condições geográficas excelentes para a produção de vinhos.
No seu currículo, e com assinatura da equipa dos enólogos Manuel Vieira e Carlos Magalhães, surgem os vinhos Terras de Nelas, Terras de Santar e a marca bandeira da empresa, a gama de vinhos Titular, que ganha cada vez mais visibilidade a nível internacional. Os vinhos da Caminhos Cruzados mantêm a tradição e qualidade da região trabalhando as castas características desta zona: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, Encruzado, Bical e Malvasia Fina. 
Em 2014 adquiriram a Quinta da Teixuga, também no concelho de Nelas, onde estão a construir a nova adega, um projecto arquitectónico ambicioso, e a produzir aquele que é o topo de gama dos vinhos de Paulo Santos, o Teixuga, que foi lançado no mercado em Maio de 2016.
A Caminhos Cruzados está assente no mercado nacional, encontrando-se à venda por todo o país, inclusive nos Açores e na Madeira. A nível internacional, a empresa encontra-se já representada em países como Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, China, França, Suíça, entre outros. Recentemente foi considerado pela Revista de Vinhos o Produtor Revelação de 2015.
 
Portimão
Entre 9 e 14 de maio a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Torneio Internacional de Portimão e o Campo de Treinos ministrado pela treinadora búlgara, Silviya Petrova Miteva, fazem de Portimão paragem obrigatória dos amantes desta disciplina.  
A duas semanas do arranque da competição ultimam-se os preparativos para aquela que será uma das mais importantes competições internacionais da disciplina de Ginástica Rítmica. Organizada pela Federação de Ginástica de Portugal, pela Câmara Municipal de Portimão e pela Associação Turismo de Portimão, a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão irá reunir entre 12 e 14 de Maio perto de uma centena e meia de participantes, provenientes de 12 países. Serão mais de uma dezena de idiomas que se irão fazer ouvir no Portimão Arena, palco deste grande evento, mas que se traduzirão numa expressão única de rara beleza, como aquela que só a Ginástica Rítmica é capaz de proporcionar.
A etapa portuguesa do circuito de Taças do Mundo de GR irá contar com a participação de alguns dos países que marcaram presença nos pódios dos Jogos Olímpicos. Na vertente de conjuntos Portugal irá receber a Rússia, que nos últimos vinte anos se sagrou campeã, tendo recebido o seu 5º ouro consecutivo no Rio em 2016, e a Espanha, o forte grupo espanhol que arrebatou a medalha de prata na última edição dos JO. Destaque ainda para o grupo de Itália que ocupou o 4º lugar nos JO do Rio.
Portugal terá duas ginastas seniores entre a elite da Ginástica Rítmica mundial. Tânia Domingues (CNM) e Laura Sales (SFUAP) representarão as cores da bandeira nacional. As duas ginastas estão em preparação para este novo Ciclo Olímpico e contam com o apoio da treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva.  
Esta será a competição internacional que antecede o Campeonato da Europa da disciplina, que decorrerá apenas uma semana depois, entre 19 e 21 de maio, na Hungria, o que fará desta uma prova de preparação.
O regresso do Torneio Internacional de Portimão
O aquecimento para a Taça do Mundo GR de Portimão será dado com o arranque a 9 de maio da 26ª edição do Torneio Internacional de Portimão (TIP). Esta prova irá contar com a participação de jovens promessas da disciplina em representação de seis países.
Organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, pela Câmara de Portimão e pela Associação Turismo de Portimão, é o regresso a casa da mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal, que durante anos contribuiu para o crescimento da disciplina no país e para a imagem de Portimão.
Treinar como a elite 
Ver, viver e treinar como a elite esses são os objetivos do campo de treinos –  Spring Camp Portimão 2017, que irá decorrer, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 11 e 14 de maio e será orientado pela treinadora búlgara, Silviya Petrova Miteva.
Com uma vasta experiência, o nome desta treinadora é sobejamente conhecido no universo da disciplina. Foi treinadora da seleção nacional da Bulgária entre 2001 e 2013, e treinadora da ginasta Silviya Miteva – três vezes medalha de bronze em Campeonatos da Europa, três vezes medalha de bronze em Campeonatos do Mundo, medalha de bronze nos Jogos Mundiais e Universíadas. Enquanto ginasta, Silviya Petrova Miteva foi finalista dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, foi membro da Seleção Nacional de Ginástica Rítmica da Bulgária - Conjuntos e foi Vice Campeã da Europa em 1982 – Conjuntos.
No total, os três eventos, Taça do Mundo de GR, Torneio Internacional de Portimão e o Spring Camp Portimão 2017 trarão a Portimão cerca de duas centenas de participantes e constituirão uma ocasião única de estar na presença da elite mundial da disciplina.
 
 
Così Fan Tutte’ de Mozart traz a magia da ópera a Portimão
O Primeiro Festival de Piano do Algarve poderá ter terminado mas a música erudita continua a marcar as noites portimonenses com o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – a receber mais um grande espetáculo no dia 6 de maio. A Ópera Norte e a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) trazem a Portimão a Ópera ‘Cosi Fan Tutte’ de Wolfgang Amadeus Mozart no que promete ser mais um momento memorável da agenda cultural algarvia.
Così Fan Tutte surgiu de uma encomenda do Imperador Joseph II, após uma apresentação bem-sucedida de As Bodas de Fígaro, em Agosto de 1789, e estreou no Burgtheater de Viena, em 26 de Janeiro de 1790. Hoje, esta ópera é uma peça que faz parte da programação regular nos teatros de ópera de todo o mundo. Foi classificada, em diversas ocasiões, como uma “ópera geométrica”, tanto musical, pela disposição das suas árias, como pelo argumento: dois pares, frente a frente, Ferrando e Dorabella, Guglielmo e Fiordiligi. Mozart consegue resultados excelentes sem a necessidade de recorrer a tantos recursos, como n’As Bodas, ou no Don Giovanni. É, sobretudo, uma ópera escrita para divertir plateias. Não será, segundo a maioria dos críticos, uma das obras-primas de Mozart; no entanto Così é, das suas obras, a que apresenta algumas das mais belas árias e o maior número de “cenas de conjuntos”, duos, tercetos e quartetos.
O espetáculo conta com direção artística e produção de António Salgado, fundador da Ópera Norte professor da ESMAE, e direção musical de António Saiote, um dos mais reputados maestros do nosso país. Natural de Loures, António Saiote terminou o curso do Conservatório Nacional com 20 valores e foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris tendo aprendido com os melhores mestres franceses. Obteve um Mestrado em Direção de Orquestra pela Universidade de Sheffield. Tem uma prolífica carreira de maestro, tendo dirigida todas as principais orquestras portuguesas e também orquestras de outros países como Espanha, Venezuela, França e Alemanha. Atualmente ensina na ESMAE e é diretor artístico da sua orquestra sinfónica.
O espetáculo tem o custo unitário de 15 € e os ingressos podem ser adquiridos online em http://www.tempo.bol.pt/.  
 
Vouzela
 
Dia 7 de maio decorrerá em Castelo de Paiva o Percurso Pedestre Rota dos Ambiente Rurais. As inscrições ainda estão abertas.
 Este ano para além das recriações/animações ao longo de todo o percurso, o evento conta com a presença animada das Marias Malucas, Romeiras de Portugal e a parte musical fica a cargo da Tuna Realense.
 

Comentários

Mensagens populares