Primeira marca de Alvarinho de Melgaço celebra 35 anos em clima de festa




‘Se aliarmos um país de grandes vinhos e grandes produtores, uma região única, um ‘terroir’ especial onde a casta Alvarinho tem origem (Monção e Melgaço) e uma equipa que se dedica com paixão ao que gosta de fazer temos os ingredientes fundamentais para o sucesso.’ Afirmam os responsáveis pela Quinta de Soalheiro

A Quinta de Soalheiro é a primeira marca de Alvarinho de Melgaço e celebra este ano 35 anos e a última boa notícia vem dos Estados Unidos onde as mais recentes notas de Mark Squires - The Wine Advocate distinguiram o Soalheiro Primeiras Vinhas e Soalheiro Reserva, que conquistaram 94 pontos cada, e para o Soalheiro Clássico e Soalheiro ALLO, com 92 pontos cada.

Mas as novidades não ficam por aqui, o Soalheiro Nature ‘Pur Terroir’, o primeiro vinho Alvarinho de Monção e Melgaço produzido e engarrafado sem adição de sulfitos, e a primeira música original composta para a Quinta de Soalheiro – ‘Acreditamos em quem diz que é fácil ser feliz!’ – vão ser brevemente lançados. E até ao final deste ano vão haver ainda um conjunto de eventos abertos aos amantes do vinho. O primeiro já está a decorrer e trata-se de uma exposição de fotografias do concurso ‘Terroir único, terroir soalheiro’ na Sala de provas do Soalheiro. O concurso destinava-se a todos os fotógrafos amadores e profissionais, bem como alunos de escolas da especialidade e afins.

A história desta família começa nos anos 70, nomeadamente em 1974, quando João António Cerdeira, com o apoio do seu pai, António Esteves Ferreira, plantou a primeira vinha de Alvarinho, criando, em 1982, a primeira marca de Alvarinho em Melgaço. Atualmente Maria Palmira Cerdeira e os seus filhos, Maria João Cerdeira e António Luís Cerdeira estão a orientar os trabalhos. As sucessivas gerações, com a sua experiência, têm-se empenhado em apurar os conhecimentos e a capacidade de produzir vinhos cada vez melhores. Tudo têm feito para implementar as melhores tecnologias vitícolas e enológicas, de forma a potenciar a expressão dos seus terroirs criando várias dimensões da casta Alvarinho.

A aposta na internacionalização é um dos enfoques da Quinta de Soalheiro estando atualmente presente em 27 mercados (Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Suécia, Suíça, Singapura, Bulgária, República Trindade e Tobago).


Comentários

Mensagens populares