Uma Maravilhosa Viagem Gastronómica de Luxo no Comboio Presidencial


O convite era muito apelativo, destinava-se a transportar os passageiros numa viagem gastronómica e em simultâneo numa viagem no tempo. A viagem de um dia tinha partida e chegada marcada para a Estação de S. Bento no Porto e passava pela Régua e Pinhão com  paragem no Vesúvio e regresso depois de conhecer esta quinta.
Foi assim que numa manhã cinzenta aterrei no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e rumei em direção ao centro, de onde iria partir o Comboio Presidencial. Durante 15 dias em Maio e posteriormente em finais de Setembro, na altura das vindimas, o comboio que transportou reis e chefes de estado, mata saudades dos carris e sai do Museu Ferroviário onde fica durante o resto do ano. A recuperação que terminou em 2013, deixou para nosso deleite um comboio que respeita com todo o rigor os detalhes do seu original permitindo aos novos passageiros reviverem o passado com conforto e muito luxo.
Vê-lo ao perto, grande e imponente no seu azul forte foi uma emoção mas entrar a bordo, sentar na cabine muito cuidada e preparar-me para a viagem foi espetacular. Por todo o lado se via que tinha sido tudo pensado ao detalhe para que fosse possível reviver experiencias antigas e quando finalmente se ouviu o apito e ele devagarinho começou a deslizar nos carris a emoção apoderou-se de mim contudo foi quando passámos o túnel, logo a seguir a S. Bento, que achei que estava a iniciar uma viagem inesquecível no tempo.
Vinhos de qualidade e uma viagem gastronómica conduzida por chefs com estrelas Michelin são outro grande atrativo para realizar esta viagem que não falha em nada do que promete. Neste dia as nossas pupilas gustativas foram levadas ao rubro pelo Chef João Rodrigues que conduziu maravilhosamente uma vasta orquestra de sabores e que incluía na sua ementa pratos deliciosos como Melão Telha e Cereja de Foie ainda na carruagem, Espargos Brancos, Carabineiro do Algarve, Pregado, Matança do Porto, para a sobremesa Eucalipto e a finalizar Petit Fours, os vinhos que nos acompanharam incluía: Niepoort Mscatel Dócil 2004, Redoma Reserva 2015, Quinta do Vallado Reserva Branco 2015, Vale D. Maria VVV Valleys 2014 Douro Tinto e Niepoort Porto Branco 10 anos.
A harmonizar, a paisagem do Douro e a musica desenhada a pensar em cada momento dentro do comboio. Facilmente deixamos de sentir o tempo a passar e deixamo-nos transportar para novos lugares. A falta de rede em muitos locais ajuda-nos a desligar mesmo durante um dia e a reviver devagar, apreciando a companhia, a comida, o vinho, a paisagem e a música, de uma forma de que já nem nos lembramos bem.
Quando paramos no Vesúvio nem demos pelo tempo passar. É tempo de iniciar uma curta viagem a pé em direção à Quinta do Vesúvio, nome dado a esta quinta pela conhecida D. Antónia, como uma recordação da sua lua-de-mel passada em Itália.
A história desta quinta está ligada com os genes fortes das gentes do norte, é por isso mesmo que as suas paredes contam histórias de dedicação extrema e determinação férrea de António Bernardo Ferreira e da sua nora, D. Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha. Mais tarde, depois de passar pelas mãos da família Brito e Cunha a Quinta do Vesúvio foi adquirida pela família Symington em 1989 que a mantem até hoje.
Este é um local tranquilo e encantado, onde algumas uvas ainda são pisadas à moda antiga, em grandes lagares e calcadas com os pés dando origem a alguns dos melhores néctares que poderemos alguma vez degustar.
São cerca de duas horas para apreciar os sabores destes vinhos, conhecer o que motiva quem produz e sentir o prazer de nada fazer enquanto se aprecia o silêncio e o sol nos embala e nos reconforta. Deve ser tão simples ser feliz por ali.
Pelas 17h00 estávamos de regresso, de novo todos a bordo deste comboio capaz de contar tantas histórias. O som do piano enchia o espaço e as surpresas gastronómicas continuaram com os fantásticos bombons da Neuhaus, os deliciosos enchidos fumados do Pinhão, a cabeça de Xara do Alentejo e as saborosas conservas do Oeste. É assim que o melhor dos sabores de Portugal entram a bordo, apresentados com todo o glamour e fazendo justiça à nossa fantástica tradição gastronómica. Quase à despedida não podia faltar a tradicional guitarra portuguesa.
À chegada a S. Bento, ao passar novamente o túnel escuro de pedra nesta viagem de comboio, passamos o canal que nos permitiu viajar no tempo. O regresso à realidade faz-nos voar em direção ao aeroporto e mesmo a tempo de apanhar o ultimo voo para Lisboa. Esta é outro dos grandes segredos do turismo em Portugal, tanta diversidade num espaço relativamente pequeno.
O Comboio Presidencial é comercializado por http://www.thepresidentialtrain.com/ e a viagem tem um custo de €500 por pessoa.























































Comentários

Mensagens populares