Vinhos Mont'Alegre a bordo do Navio Escola Sagres

Os vinhos Mont'Alegre fazem parte dos produtos a bordo do Navio Escola Sagres, que já se encontra no mar e, até Setembro, passará por cidades da América do Sul, África e Europa. O objectivo é promover os produtos do norte interior de Portugal, nomeadamente Douro e Trás-os-Montes, com destaque para a cultura, a gastronomia e o turismo.
“Estas iniciativas são fundamentais para os produtos portugueses. É uma grande oportunidade para dar a conhecer os nossos vinhos pelo mundo fora. Sendo uma marca recente, é um prestígio para nós termos sido seleccionados para representarmos a região de Trás-os-Montes e acreditamos ser também uma oportunidade a nível comercial”, refere o produtor, Francisco Gonçalves.
Esta é uma acção conjunta da AETUR com o Navio Escola Sagres, da Associação Brasileira de Operadores Turísticos (BRASTOA), da Casa de Portugal em São Paulo e da Unidade de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação. 
Mas o que é o Mont'Alegre? Com o sonho de regressar às origens e voltar a colocar Trás-os-Montes no mapa dos grandes vinhos portugueses, surge a marca Mont'Alegre do enólogo Francisco Gonçalves. Produzido em altitudes acima dos 650 metros e envelhecido na vila de Montalegre, este vinho propõe uma nova abordagem às colheitas da região de Trás-os-Montes. Todos os vinhos Mont'Alegre são produzidos a partir de castas autóctones da região de Trás-os-Montes, oriundas de vinhas plantadas em solos de predominância granítica e com altitudes acima dos 650 metros. 
Até agora as uvas utilizadas para a produção dos vinhos são selecionadas e compradas a produtores da região e o estágio é feito em Montalegre, zona que reúne condições únicas como níveis de menor pressão atmosférica e concentrações de oxigénio mais baixas, a par de um clima ameno e com menos picos de temperatura, que favorecem a evolução controlada das características aromáticas e gustativas, dotando os vinhos de frescura, equilíbrio e elegância. Neste momento, Francisco Gonçalves já adquiriu um terreno e prepara-se para plantar a sua primeira vinha, que será a mais alta de Portugal (1048 metros). Com dois hectares, esta será a primeira vinha de sempre de Montalegre.
Os vinhos Mont'Alegre já estão presentes em países como Suíça, Bélgica e Alemanha e, em breve, na China e nos Estados Unidos. 

Comentários

Mensagens populares