Existem tantas razões para ir de férias a França

Festa da Gastronomia em Setembro
A Festa da Gastronomia terá lugar nos dias 22, 23 e 24 de Setembro e destina-se a celebrar a gastronomia francesa, considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Esta iniciativa tem como objetivo de dar a conhecer os produtos e especialidades típicas francesas e a diversidade das regiões por isso mesmo vai ter decorrer em todo o país. Estão previstos uma série de eventos com destaque para "Les Toqués de Canard" em Paris. Nos jardins do Palácio Real vários chefs de prestígio darão vida a um combate culinário cheio de criatividade. Vale a pena descobrir mais sobre este programa e partir à descoberta nesta aventura gastronómica.
 
Rota Equestre Europeia do d’Artagnan
Em setembro 2017, em Auch, começa a Rota Equestre Europeia do d’Artagnan que é sem dúvida um dos franceses mais conhecidos no mundo. Para o herói dos Três mosqueteiros, Alexandre Dumas inspirou-se em Charles de Batz de Castelmore que nasceu em 1615 em Lupiac, no departamento de Gers.
Da mesma maneira que existem na Europa itinerários de caminhadas (Caminhos de Santiago de Compostela) ou vias ciclistas (EuroVelo), a Rota Europeia do d'Artagnan tem como objetivo organizar itinerários equestres transfronteiriços e ligará simbolicamente a aldeia de Lupiac a Maastricht na Holanda (onde foi mortalmente ferido em 1673 quando a cidade foi sitiada). Este percurso de 4000 km de caminhos sinalizados, com 6 vias diferentes, passará por França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália e Espanha. Ciclistas e caminhantes poderão utilizar a rota.
 
 A Cidade do Espaço celebra o seu vigésimo aniversário
Em Toulouse, o primeiro parque temático da Europa sobre o espaço celebra o seu aniversário com a nova exposição “ASTRONAUTAS". Esta exposição foi concebida pela Cité de l’espace e permitirá a todos os públicos, crianças e adultos, descobrir o quotidiano extraordinário dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS), uma nave que dá a volta à Terra a cada 1h30, em órbita a 400 km, com 6 astronautas a bordo. Na ausência de gravidade, tudo se torna diferente, cada gesto da vida diária deve ser reinventado, voltar a ser aprendido. O espaço é uma envolvente muito especial que perturba todas as referências e o funcionamento do corpo. Os astronautas têm que realizar múltiplas tarefas durante a sua missão científica, pelo que têm que adaptar-se rapidamente à sua nova envolvente. Esta novíssima vida, longe das referências habituais, é com a que a Cité de l'espace propõe que o seu público se familiarize. Durante cada etapa desta viagem, os astronautas “guiam” os visitantes nesta viagem especial. A Cidade no Espaço é um parque temático de 5 hectares a poucos quilómetros do centro da cidade onde se concentra a grande maioria das missões espaciais e os últimos avanços astronómicos levados a cabo, com as suas naves espaciais em tamanho real onde cada um pode entrar e sentir-se “um pouco” astronauta (Cohete Ariane 5, nave Soyuz, Estação Espacial Mir). As suas salas audiovisuais, jogos e experiências astronómicas únicas, como o Moon Runner, um simulador com o qual podemos sentir como se estivéssemos a caminhar pela lua, converteu-se num lugar de referência no que diz respeito à divulgação do conhecimento da corrida espacial na Europa. É um lugar onde as crianças vão disfrutar como adultos e os adultos sentir-se como crianças, jogando com aparelhos de alta tecnologia ao mesmo tempo que aprendem um pouco mais sobre a corrida espacial.
 
O Mercado Lez abriu as suas portas em Montpellier em 2016
É um centro cultural criativo e inovador sob o lema das culturas urbanas. Localizado na orla do Lez numa antiga quinta, alberga lojas de antiguidades, mercados de agricultores, restaurantes e novas empresas e oferece durante todo o ano atividades, eventos e exposições.
 
A Alfazema de Vaucluse
Cultivado a mais de 600 m de altitude nas ladeiras do Monte Ventoux, a alfazema também pode ser encontrada no Enclave des Papes, ou Luberón sendo que a maioria da produção é transformada em óleo essencial.
Em Vaucluse é possível descobrir a arte de transformar a alfazema. As sugestões são para que não deixe de conhecer a destilaria ecológica Aroma Plantes, em Sault, ou que simplesmente passeie pelos campos ao longo de trilhas sinalizadas, explore o «Lavandoscope», aprenda a realizar um «fuso» ou um sabonete, ou simplesmente tome uma bebida à base de suco de plantas no Aromatik Bar.
Mas não ficamos só por aqui, em Sault, pode descobrir como secam a alfazema para fazer autênticos ramos e no restaurante Le Regain, em Sault, poderá degustar os pratos do chef Yves Gattechaut que confeciona os seus pratos com alfazema. Por fim, no Jardim des Lavandes (Jardim das Alfazemas), será interessante conhecer a incrível coleção de alfazemas cultivadas por Catherine Liardet.
 
Binchstub é um novo conceito estrasburguês de bar de bolos flambeados campestres
 Num ambiente íntimo e cordial é possível saborear uma ampla gama de bolos rústicos flambeados, sopas, saladas e tabuleiros de charcutaria e de queijos. A base deste novo conceito são os produtos sempre frescos elaborados por produtores locais. Em pleno centro da metrópole europeia abriram dois restaurantes binchstub. O primeiro, na praça do mercado Gayot, perto da catedral de Estrasburgo; e o segundo, ao lado da praça Broglie, onde se encontra a célebre Ópera de Estrasburgo. O local deste segundo espaço atípico foi integramente fabricado, acondicionado e decorado pela empresa de carpintaria Sifferlin, de Mundolsheim. No seu interior, poderá admirar as gravuras humorísticas impressas em Valchromat (fibra de madeira natural) e sentar-se numa grande Stammtisch, mesa tradicional dos Winstub alsacianos. A presença de materiais em bruto, como o ferro, evoca o espírito industrial, enquanto materiais naturais, como o carvalho ou as peles de animais que decoram o espaço lounge, submergem-nos num ambiente de chalé suíço
Então está convencido? Faça as malas e descubra as belezas ainda poucos conhecidas de França

Comentários

Mensagens populares