Exposições de norte a sul

Museu Amadeu Souza-Cardoso em Amarante
O fotógrafo Valter Vinagre mostra no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), até 25 de junho, “Posto de Trabalho”, uma exposição de fotografias produzidas entre 2010 e 2013.
 Para o autor, “as fotografias que apresento nesta série - Posto de trabalho - não mostram gente, mas é de gente que falam. Temos espaços e construções de aspeto efémero que abrigam e ocultam uma actividade laboral subterrânea.
 Através destas imagens, diz, procuro falar da prática de prostituição numa das suas vertentes - talvez a mais dura, perigosa e menos digna para as suas trabalhadoras e clientes.
 Falar da prostituição de berma de estrada implica reflectir da sua dualidade público/privado.                      
 É público, porque se anuncia/mostra na berma de estrada. É privado, porque as suas práticas se fazem longe de olhares indiscretos, no recato da floresta, no interior de abrigos improvisados”.
Nascido em Avelãs de Caminho (Anadia, Portugal) em 1954,Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa) entre 1986 – 1989 e iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo.
 
Exposição: Arte com Sabor – Mercado do Livramento em Setúbal
O Mercado do Livramento, em Setúbal, apresenta até ao dia 30 de junho a mostra coletiva “Arte com Sabor”.
Pinturas, fotografias e esculturas saltam à vista em paredes e pilares no interior do Mercado do Livramento. A exposição, com perto de três dezenas de trabalhos, de 16 artistas plásticos, está integrada nas comemorações da Semana do Mar e do Pescador, organizada pela Câmara Municipal e União das Freguesias de Setúbal.
A azáfama comercial do mercado, os produtos regionais e a atividade piscatória são alguns dos temas retratados, de forma mais realista e também abstrata, na mostra de artes coletiva, que acolhe fotografias, pinturas e esculturas, concebidas em várias técnicas artísticas.
“Arte com Sabor” é a primeira experiência no mercado enquanto galeria de exposições e “pode vir a ter seguimento”, realçou a autarca, que destacou a pertinência do tema da mostra. “Os sabores e os cheiros são uma marca típica deste espaço e, por isso, esta mostra faz todo o sentido.”
A exposição está patente de terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00, naquele que é considerado um dos mercados mais famosos do mundo e conta com trabalhos dos escultores Nuno Preto, Fátima Nina e Pedro Marques, dos fotógrafos César Marrafa, José Pomar, Sara Palma, Nuno Gomes, Eugénio Buchinho e Ezequiel Nunes e dos pintores Lurdes Pólvora d’Cruz, Luís Vinagre, Madureira Pais, Francisco Anjos, Paula Roby e Kamy.
Exposição “Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar” em Vila Franca de Xira
Até maio de 2018 estará patente ao público no Núcleo Museológico do Mártir Santo, a exposição “Do Tejo à Montanha, da Montanha às Lezírias. A descoberta de uma paisagem milenar”
Esta exposição contribui para que os Vila-Franquenses olhem para a paisagem que os rodeia de modo mais atento e, sobretudo, conscientes de que aquilo nela hoje lhes é permitido observar, resulta de um longo processo de transformação efetuado pelas comunidades humanas que (n)os antecederam. De território de caça de populações nómadas do longínquo paleolítico, a campo de cereais das primeiras comunidades de agricultores, a apropriação do território pelo homem leva a progressivas e duradouras alterações na paisagem, alterações essas que conduziram, inexoravelmente, a uma ligação dessas comunidades ao território, criando um sentimento de pertença.
Com esta nova exposição, o Museu Municipal pretende apresentar uma visão transversal e diacrónica da ocupação humana no nosso território, desde a pré-história até ao grande terramoto de 1755.
Casa-Museu Abel Salazar em S. Mamede de Infesta
Até 8 de setembro na CMAS e até 27 de junho no Pavilhão Calouste Gulbenkian vai ser possível conhecer a exposição “D´Après Abel Salazar.
 
Vouzela
Até 28 de junho vai estar patente na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Vouzela a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto “O prazer de fotografar”.
Trata-se de uma exposição constituída por 34 fotografias a preto e branco com impressões do quotidiano apanhadas pela lente do autor.
O Museu de Vouzela está aberto ao público de terça a domingo e a entrada é gratuita.
Biografia:
Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.
Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.
Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.
Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação com a referida exposição.
Inserido nesse propósito foi publicado um livro, em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.
Museu da Chapelaria em S. João da Madeira
Existem várias sugestões que vale a pena explorar este mês:
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA – TOCADOS POR PABLO Y MAYAYA - Até 30 de setembro de 2017
VISITAS TEMÁTICAS E OFICINAS DE EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA - Todas as quartas-feiras.
XII ANIVERSÁRIO DO MUSEU no dia 24 de junho pelas 15h
Exposição “Voando sobre Portimão" inaugura no Museu de Portimão
 
Fotografia Aérea de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi em Portimão
Dia 17 de junho, às 18h00, será inaugurada no Museu de Portimão a exposição de fotografia aérea intitulada “Voando sobre Portimão”, de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi.
Foi voando sobre Portimão, no parapente motorizado de Ramiro Spinedi, que o fotógrafo Bruno Fonseca captou a sequência de fotografias que dão a conhecer a cidade e a sua envolvente.
A exposição está dividida em cinco áreas: Portimão, Praia da Rocha, Praias de Portimão e Alvor, Alvor e Ferragudo (Freguesia do Concelho de Lagoa e parte da envolvente visual de Portimão) com vistas distantes e aproximadas, abordando tanto o património edificado como a paisagem natural, apoiando-se em fotografias obtidas com vários tipos de luz ao longo do dia, desde o nascer-do-sol até ao início da noite.
Quem observar as imagens selecionadas ficará com uma ideia mais concreta da cidade e da sua aérea circundante. Irá perceber como se organiza, conhecer mais sobre a sua riqueza natural e de como concentra, numa relativa pequena extensão de território a história, a diversidades dos seus equipamentos, a qualidade internacional das suas praias, o campo, a serra aqui tão perto e a estreita relação entre o rio, as ribeiras e o oceano Atlântico.
As fotografias expostas fazem parte do projeto "Portimão, Você Está Aqui" sendo possível ter acesso a uma maior seleção de fotografias através da página https://www.facebook.com/Portimão-Você-Está-Aqui .

Comentários

Mensagens populares