O Fantástico Parque Nacional da Peneda-Gerês


O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida no norte de Portugal sendo considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.
Só ao passear por lá é que é possível sentir a impressionante beleza paisagística fortemente marcada pela variedade da fauna, composta por inúmeras espécies como corços, lobos e aves de rapina, e da flora onde abundam pinheiros, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais. O silêncio da natureza do parque só interrompido pela força das águas dos seus inúmeros rios e riachos ou pelo barulho de algum animal.
Não sei se consigo ter palavras para descrever o que se sente numa caminhada no parque, quando durante segundos paramos para respirar o ar puro que entra sem aviso pelos pulmões adentro e olhamos à volta para admirar a natureza no seu estado mais íntegro. Parar para observar a água cristalina que corre entre as rochas oferecendo-se como uma iguaria a quem por lá passa ou para descansar numa pedra enquanto molhamos os pés nessa água, tão terapêutica para as nossas maleitas citadinas são alguns dos pequenos prazeres que fazem tão bem à nossa alma.
Mas o Parque tem muito mais para mostrar uma vez que inclui trechos da estrada romana, sendo também o local onde se situam dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o de São Bento da Porta Aberta. No Gerês o passado está presente nos castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, nos monumentos megalíticos que são testemunhos da ocupação romana, entre tantos outros pontos de interesse histórico. Já para os mais sensíveis não se recomenda a visita à Ponte da Mizarela uma vez que segundo a lenda foi construída pelo demónio….
Esta é uma terra encantada, fértil para contos e lendas, embora seja real que os lobos reinam durante a noite, atacando qualquer animal indefeso que por descuido não tenha sido recolhido. Se no seu quarto ouvir uivar lá fora não é uma lenda da serra, são mesmo os lobos que andam a passear.
No Geres cruzam-se lendas, natureza, historias e contos mas só é possível abarcar toda a realidade partindo à descoberta do parque num dos inúmeros trilhos que atravessam serras e penhascos. As gentes são fruto da sua terra: fortes e francos, com sorrisos espontâneos e sem travões no pensamento. Quase um choque para quem vai da cidade, habituado a tanto polimento disfarçado de tanta falta de interesse e que se confronta com a integridade e a honestidade como os bens mais preciosos ao cimo do planeta.
Por fim o sabor da comida. No Gerês nada é a fingir e isso sente-se também na gastronomia. Os pratos são fortes, próprios para quem trabalha muito ao ar livre. Os alimentos sabem ao que são podendo até ferir a sensibilidade de algum paladar muito citadino.
Aqui não há faz de conta, tudo o que vemos existe.
Aqui a vida é simples, tudo o que temos é partilhado.
      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
   
 

Comentários

Mensagens populares