O Outro Lado do Parque – Gerês Radical

Se o mais fácil é pensar numa férias calmas e enriquecidas gastronomicamente em terras do Gerês, o desafio é para por de lado o medo e descobrir a pura adrenalina que vive consigo e que precisa libertar.
Uns dias radicais, próximos da natureza, em comunhão com a vida mais simples é das melhores receitas que pode aplicar na sua vida. Foi o que experimentei durante um fim de semana e recomendo a todos os que gostem do contacto com a natureza, de caminhadas na serra e de alguma emoção.
A receita para o sucesso garantido é simples: reúna um grupo pequeno de amigos e rumem ao norte, 2 dias chega para sentir cada músculo do seu corpo e para ganhar uma nova vida.
 Para dormir escolhemos a Casa do Criado na Ermida https://www.facebook.com/casadocriado.ermida/
Não procure grandes luxos físicos, isso nem se usa por estas paragens. Garanto que vão encontrar o maior luxo de todos, o de ser recebido de braços abertos, por quem não vos conhece mas que irá realmente dedicar-se a agradar.
A aldeia serrana da Ermida tem muitas casas de pedra e poucos habitantes. A vida simples ainda se rege pelos padrões antigos: o pastor que leva pelas serras o rebanho e o recolhe com a ajuda dos cães antes que o lobo ataque, as casas abertas a quem precisar e o largo das festas, que enquanto aguarda pela enchente do verão, anima os fins de semana com a mais pura musica tradicional portuguesa. Estas são as raízes das nossas origens. Mais ou menos formatados pela cidade grande, todos nós temos este passado em comum, agora já muito esquecido mas infelizmente uma vida saudável no campo ainda não chega para fixar os jovens às suas terras sendo esse o maior defeito que poderão encontrar na Ermida.
 Existem várias atividades que permitem desfrutar com prazer do Gerês. Se tiver um bom guia aventure-se numa caminhada. Em grupo fizemos mais de 12 kms pela serra, com paragens para retemperar forças, tomar banho e dar mergulhos em pequenos lagos e riachos. O fato de banho é um elemento essencial assim como calçado adaptado. Esta é a melhor forma de conhecer um pouco melhor a região e de disfrutar da natureza.
Beber agua que escorre por entre as pedras, parar num miradouro para apreciar a paisagem, ver pequenas cabras encavalitadas em terrenos ingremes enquanto degustam o seu menu de ervas são só alguns dos pequenos prazeres que lhe garantem uma experiencia inesquecível. Subir e descer por montes e cales, respirar fundo e ser invadida pela natureza no estado mais puro são outros pequenos prazeres de um valor incalculável.
O jantar, cozinhado à moda tradicional do norte, vai saber maravilhosamente uma vez que contem em si a essência das nossas tradições. Para além disso, caminhar pela serra é uma atividade que abre o apetite de qualquer um. Depois de um dia assim é garantido uma noite de sono tranquila e a descoberta de novos músculos no seu corpo.
Acordar na serra, ouvir os passarinho e sentir o ar puro é igualmente retemperador mas depois do pequeno-almoço é tempo de partir à descoberta de muitas aventuras.  
Pela mão experiente do http://portal.toboga.pt/pt partimos de novo à descoberta mas desta vez a palavra mágica era Canyoning. De acordo com o site do Toboga, “trata-se de uma é uma atividade que consiste na descida de canyons, gargantas ou desfiladeiros, seguindo o curso de um rio, utilizando diversas técnicas de progressão, técnicas essas que diferem de rio para rio e de acordo com a dificuldade dos mesmos”. A actitividade é composta por pequenas caminhadas, trekking, nadar e flutuar não sendo obrigatório saber nadar, em alguns casos mergulho e por técnicas de Cordas como rappel, rappel guiado, slide e tirolesas, utilizando tobogãs (escorregas naturais) e ainda saltos para a agua. São cerca de três horas de pura adrenalina, muita animação e contacto com a natureza. Sem duvida uma aventura a repetir.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Comentários

Mensagens populares