Portimão mostra património em passeios à luz das estrelas



 
14 julho e 11 agosto – Alvor Islâmico


28 julho e 18 de agosto – Portimão


Portimão é um concelho rico em história e cultura, representado através das várias estruturas e edifícios históricos que se encontram espalhados por uma área que vai desde a cidade de Portimão até à vila de Alvor. Nesse sentido e nas noites de verão, a Câmara Municipal de Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão em quatro sextas-feiras e à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos quatro passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e dois pelo Centro Histórico de Portimão.


Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 14 de julho e 11 de agosto. Aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos. A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h00 horas.


No dia 28 de julho, será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade. Este passeio terá início às 21h00 horas, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.


Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este “Portimão” que se convida a conhecer através de passeios culturais noturnos onde poderá mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar.


Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho.


As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email: gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt e telefones: 282470799/282480488


 


Os Passeios Culturais Noturnos são organizados pela Câmara Municipal de Portimão e têm o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor, do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.


 


 


 


Comentários

Mensagens populares