O que fazer cá dentro

Castro Marim
A 5ª Gala de Dança, em Castro Marim, acontece no próximo domingo, dia 16 de julho, e tem palco no Revelim de St. António, pelas 21h30 e tem entrada livre.
Nesta Gala participam quatro escolas de dança – Arutla, Splash, Conservatório Regional de Vila Real de St. António e Academia de Ballet Contemporâneo de Vila Real de St. António -, envolvendo cerca de 200 crianças e jovens do território Baixo Guadiana.
Numa combinação única de música, luz e movimento, a que já nos vem habituando o evento, esta Gala prima por trazer vários estilos de dança, que se misturam em palco, desde hip-hop a dança clássica.
 
Destinada às crianças em idade escolar, a iniciativa arranca já no próximo dia 15 de julho, sob o mote “O teu planeta é a tua terra”, com a seguinte calendarização:
Workshop “Conhecer para Proteger”
Praia de Altura | 15 de julho, 1 de agosto e 14 de agosto
Praia do Cabeço | 16 de julho, 2 de agosto e 15 de agosto
Praia Verde | 22 de julho, 3 de agosto e 16 de agosto
Workshop “Reaproveitar para Inovar”
Praia de Altura | 23 de julho, 7 de agosto e 21 de agosto
Praia do Cabeço | 29 de julho, 8 de agosto e 22 de agosto
Praia Verde | 30 de julho, 9 de agosto e 23 de agosto
Os workshops começam sempre pelas 9h30 e integram ações diversificadas, como jogos sobre reciclagem, pintura de tecido, reutilização de materiais na construção de suportes de livros, sendo o principal objetivo alertar as crianças para a problemática da produção de resíduos, problema este que poderá ser minimizado através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, tais como: plásticos (garrafas), cartões (embalagens), entre outros.
 
 
Marinha Grande
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, reabriu ao público no passado dia 4 de julho, estando aberta até ao dia 17 de setembro.
Localizada em São Pedro de Moel, a "Casa-Nau" pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição.
A Casa-Museu é constituída por um edifício residencial principal situado junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e no rés-do-chão, parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. Integra ainda a capela e o edifício anexo, situado a Norte, onde funcionam os dormitórios da Colónia Balnear.
Evidencia-se sumptuosamente diante do mar, possuindo uma capela com características muito próprias, de onde se destaca a arquitetura e decoração simples com conchas e outros motivos marítimos.
Afonso Lopes Vieira, ilustre poeta português, é um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa. O seu nome está ligado a obras de poesia, prosa, literatura infantil, ensaio, restituições e adaptações, tendo ainda realizado algumas incursões pelo cinema e fotografia.
Por esta casa passaram personalidades ilustres da época, chegando mesmo a refugiarem-se nela para as suas criações pessoais – o poeta chegou mesmo a comparar a serenidade própria do lugar a um sanatório de almas, através de uma cura de contemploterapia.
Foi doada pelo poeta para instalação de uma colónia balnear infantil para os filhos dos operários vidreiros e trabalhadores das Matas Nacionais, e pela sua esposa, D. Helena de Aboim Lopes Vieira, com a condição de que a varanda e escritório do primeiro andar frente ao mar se conservassem como estavam à época, no que respeita a adorno e recheio.
A “Casa-Nau” cumpre assim a vontade dos seus beneméritos, nela funcionando desde 1949 a colónia balnear, bem como a Casa-Museu, que preserva no seu interior a coleção de bens pessoais do escritor.
Integra ainda um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor.
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira pode ser visitada até 17 de setembro, de terça-feira a domingo, das 15h00 às 20h00, incluindo feriados.
Preço:
Bilhete normal | 1,50 euros
Bilhete estudante | 0,75 euros
Bilhete Grupos Escolares (grupos escolares de todos os ciclos e respetivos professores, com marcação prévia) | 0,75 Euros
Bilhete redução especial (grupos de deficientes e acompanhantes, com marcação prévia a efetuar pelas respetivas instituições) | 0,75 Euros
Bilhete sénior (reformados e pensionistas) | 0,75 Euros
Entrada gratuita para crianças até aos 10 anos acompanhadas de adultos
 
 
A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, acolhe o II Festival do Carapau da Vieira, no próximo fim-de-semana.
A iniciativa é organizada pela Igreja Paroquial de Vieira de Leiria com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e companhas  de arte xávega.
O principal objetivo do Festival é promover a gastronomia da Praia da Vieira, nomeadamente o carapau, e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores.
Programa do II Festival do Carapau:
Largo dos Pescadores. Praia da Vieira
15 de julho . sábado
12h00 | Abertura da zona de gastronomia
Especialidades gastronómicas: Carapau frito com arroz de tomate, carapau enjoado e grelhado
11h00 – 13h00 e 16h00 às 19h00 | Animação infantil com insufláveis
18h00 - 20h00 | CRASSH Street
20h30 | Concerto com Grupo Pinhal D’el Rei
22h00 | Baile com José Fernando
16 de julho | domingo
12h00 | Abertura da zona de gastronomia
Especialidades gastronómicas: Carapau frito com arroz de tomate, carapau enjoado e grelhado
11h00 – 13h00 e 16h00 às 19h00 | Animação infantil com insufláveis
22h00 | Baile com Nelson Marto
 
Setúbal
A praia da Figueirinha, na Serra da Arrábida, Setúbal, tem, nos dias 15 e 16, uma piscina de água doce acessível a todos os interessados que desejem praticar atividades físicas e de lazer gratuitamente.
Através da Hidrobeach, a Câmara Municipal de Setúbal promove aulas aquáticas de atividade física, acessíveis, de forma gratuita.
Entre as 10h00 e as 19h00 realizam-se aulas a cada trinta minutos, com sessões de intensidades moderadas, adequadas a praticantes de todas as idades.
As inscrições realizam-se no próprio local da Hidrobeach.
As aulas incluem sessões de Aquabike, com bicicletas estáticas instaladas dentro de água, Water Thai Fit, com sacos de boxe submergidos, Aquajump, com trampolins aquáticos, Aquafun, de coreografias aquáticas, Aqua Circuit, circuito com estações de diferentes exercícios, e Family Games, de jogos de equipas entre famílias.
A juntar a toda esta oferta, a Hidrobeach inclui aulas de natação específicas para crianças.
Todas as inscrições são gratuitas e devem ser feitas trinta minutos antes das respetivas aulas
 
 
Vouzela
Vai realizar-se no próximo dia 15 de julho, entre as 9h e as 16h, um “Dia Aberto”, que permitirá dar a conhecer ao público em geral os trabalhos que estão a ser feitos na Anta da Lapa da Meruje.
 
 
O responsável pela escavação estará disponível para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir à Anta da Lapa da Meruje naquele horário, sem necessidade de marcação prévia, utilizando para o efeito o passadiço em madeira existente no local.
 
Vagos
Vagos está em festa, ainda para julho estão previstas as atuações musicais com Olívia Palito no dia 14, Duo Ricardo Silva no dia 15 e no dia 19 contamos com a atuação de Sérgio Rossi.
As manhãs desportivas a partir de 16 de Julho vão haver aulas de Zumba todos os domingos de manhã.
Haverá ainda um Ciclo de conferências com temas ligados ao ambiente que decorrem nos dias 20, 21 e 22 de julho, no espaço museológico da Vagueira.
No dia 22 de julho desfilarão, mais uma vez, as Marchas Populares que envolvem mais de 700 marchantes em representação das oito freguesias do Concelho.
É no dia 23 de julho que se dará início ao Torneio de Futebol de Praia que termina a 8 de agosto.
No dia 26 de julho, realiza-se o cinema infantil no Espaço Museológico da Vagueira.
Nos dias 27, 28 e 29 de Julho, vai ser possível contar com mais uma edição dos Jogos “Municípios Sem Fronteiras”, que vão envolver todas as freguesias do Concelho. No dia 28 de julho, inseridos nos Jogos Municípios Sem Fronteiras, realizar-se-ão os Jogos Vagos Sem Barreiras, dedicados a pessoas com deficiência, cuja organização é da responsabilidade do Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina.
De 28 a 30 de julho decorrerá o Vagueira Surf Fest, com atividades ligadas ao Surf na Praia da Vagueira.
Serão desenvolvidas ainda outras atividades noutros locais: a 3.ª Resistência de BTT Noturno de Vagos que decorre no dia 8 de julho na Quinta do Ega e suas imediações; a “I solidariturna”, uma caminhada solidária noturna, que se realiza no dia 21 de julho com ponto de encontro marcado junto à Santa Casa da Misericórdia de Vagos; o Dia dos Avós que se realiza no dia 26 de julho, no Largo do Município de Vagos; a Manhã Náutica que acontece no dia 30 de julho junto à Marina da Vagueira e a Astronomia na Vagueira que acontece no mesmo dia, à noite no CasaBlanca Lounge Bar.
Para além das atividades já referenciadas, de salientar também a mostra permanente de artesanato, da Biblioteca de Praia bem como da Hora do Conto e da Feira do Livro.

Comentários

Mensagens populares