O que fazer por cá nos próximos dias

 
Almada
No dia 5 de julho, entre as 10 horas e as 15h30, no Parque da Paz, realiza-se a festa de final de ano do Projeto Dança & Gira. Neste evento, aberto à comunidade, está prevista a apresentação das peças desenvolvidas pelos oito grupos participantes no projeto ao longo deste ano letivo.
O Dança & Gira é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Almada, desde o ano 2000, para grupos de jovens com deficiência ou doença mental, que sejam utentes das instituições do concelho.
Atualmente, abrange um total de 107 participantes e visa a descoberta e o desenvolvimento de novas competências a nível motor, emocional, cognitivo e social, através de sessões de movimento, relaxação, consciencialização corporal e exploração postural, utilizando como metodologias a música, a dança, o movimento e a psicomotricidade.
A intervenção com os participantes, ao longo do ano, entre setembro e junho, engloba, entre outras atividades, sessões semanais, a realização de um «fim-de-semana diferente», fora do concelho, e dois encontros anuais entre todos os grupos.
 
Almada de Portas Abertas
No dia 7 de julho, sexta-feira, a partir das 17h, o comércio local está em festa no centro de Almada. Música, gastronomia, passagem de modelos e muita animação marcam o evento Almada de Portas Abertas, junto ao Mercado de Almada, entre a Praça do Comércio e a Rua de Olivença.
A entrega dos prémios do XXVI Concurso de Montras do Concelho de Almada, apresentado por José Carlos Araújo, e o desfile de moda Fashion Night Out são alguns dos destaques do evento Almada de Portas Abertas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, com o apoio das Uniões/Junta de Freguesia do concelho.
Em 2017, o Concurso de Montras do Concelho de Almada contou com a participação de mais de meia centena de montras, distribuídas pelas freguesias de Almada, Cacilhas, Caparica, Charneca de Caparica, Costa de Caparica, Cova da Piedade, Feijó, Laranjeiro, Pragal e Sobreda.
Dia: 7 de julho de 2017
Hora: 17h00 às 00h00
Local: Mercado de Almada, Praça do Comércio e Rua de Olivença
Programa:
17h00 – Desfile da Banda da Sociedade Recreativa Musical Trafariense
                Espaço de animação infantil
                Desfile de cabeçudos da Associação de Reformados e Pensionistas Idosos do
 
Laranjeiro Feijó
18h00 – Desfile de moda infantil
                Musical Infantil King
19h00 – Atuação de palco: Angels of Dance (Finalistas Got Talent Portugal 2015)
20h00 – Animação de rua
21h00 – Entrega de prémios do XXVI Concurso de Montras do Concelho de Almada
22h00 – Fashion Night Out (com Ruben Rua e Bárbara Lourenço).
No interior do Mercado Municipal de Almada
Espaços de gastronomia
Música com DJ
 
Na Rua de Olivença
Artesanato de rua
Street Food
Jogos e Atividades para Crianças
ENTRADA LIVRE
 
 
Barcelos
Barcelos promove a 35ª edição da Feira do Livro, até 9 de julho e conta com a presença dos livros com grandes nomes da literatura nacional e internacional – Luandino Vieira, Domingos Amaral, Moita Flores, Rodrigo Guedes de Carvalho, Nuno Higino, entre muitos outros.
 Este ano, o programa oficial do evento pauta pela diversidade das propostas culturais e literárias com um conjunto de iniciativas paralelas agendadas, como a realização de espetáculos musicais, tertúlias, conferências, atuações de teatro e animações de rua.
O programa desta 35º edição da Feira do Livro conta com muitas apresentações e lançamentos literários, tertúlias, conversas, conferências, espetáculos musicais e teatrais, inaugurações e animações de rua. Conta, ainda, com uma parte dedicada aos mais novos. As crianças e os jovens podem contar com diversas sessões de contos, ateliês, apresentação de livros, oficinas, espetáculos musicais e teatrais, artes performativas e, de forma permanente, encontrarão atividades como o cantinho da leitura, jogos didáticos, mural de pintura e desenhos para colorir.
Castro Marim
 No próximo dia 8 de julho, sábado, a vila de Castro Marim acolhe, pelo 21º ano consecutivo, o Festival de Bandas, este ano com a participação da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense e da Sociedade Filarmónica Arrentelense.
Com ponto de encontro marcado para as 17h30 na sede da Banda Musical Castromarinense, o Festival, propriamente dito, começa pelas 18h00, com a execução de uma marcha conjunta pelas bandas participantes. Segue-se um dos momentos mais apreciados do evento, o desfile pelas ruas da vila castromarinense.
Pelas 21h30 é a vez de subirem a palco, na Praça 1º de Maio, momento que encerra este XXI Festival de Bandas, que nasceu com o objetivo de estimular o aparecimento de novos músicos e de preservar esta tradição secular das bandas filarmónicas em Portugal.  
O Festival de Bandas em Castro Marim é uma iniciativa da Banda Musical Castromarinense, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.
 
 
 
 
Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Casa d’ Árvore promovem a  iniciativa “Histórias ao Luar”, à sextas-feira, pelas 21h30, na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, e no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação é gratuita.
O evento pretende criar oportunidades às crianças, jovens e suas famílias de ouvir uma história ao ar livre. É uma atividade semanal, pensada para o verão e a decorrer, intercaladamente, no Anfiteatro do Parque da Cerca (junto ao estacionamento), na Marinha Grande, e na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.
No mês de julho, as “Histórias ao Luar” decorrem nos seguintes dias:
7 de julho . 21h30 . Praça Afonso Lopes Vieira
14 de julho . 21h30 . Parque da Cerca
21 de julho . 21h30 . Praça Afonso Lopes Vieira
28 de julho . 21h30 . Parque da Cerca
 
Caminhadas no concelho da Marinha Grande
A Câmara Municipal organiza passeios pedestres nos dias 2, 16 e 30 de julho, com concentração marcada para as 09h00, no Jardim Stephens, na Marinha Grande. A participação é gratuita. Os caminhantes devem levar água e lanche. A Câmara Municipal aconselha ainda a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se a saída do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança de todos; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.
 
 
Música e dança no Teatro Stephens
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, está prestes a terminar mais uma temporada cultural tendo agendados ainda um concerto e um espetáculo de dança, para os dias 8 de julho e 14 de julho, respetivamente.
O Arcadia Quartet apresenta-se no Teatro Stephens no dia 8 de julho (sábado), pelas 21h30, no âmbito do Cister Música 2017.
Este quarteto de cordas romeno é composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Os quatro músicos tem impressionantes conquistas nas suas carreiras pessoais e também ao nível do agrupamento, que desde a sua formação, em 2006, tem sido premiado por diversas ocasiões, com destaque para o 1º prémio do Internationales Kammermusikwettbewerb Hamburgo, em 2009, o 1º lugar do Wigmore Hall London International String Quartet Competition (2012) e ainda o 1º prémio do Osaka International Chamber Music Competition, em 2014.
O quarteto é membro da Academia Europeia de Música de Câmara e ao longo dos anos tem atuado em palcos como a Cité International des Arts (Paris), Alte Oper Frankfurt, Pollack Hall (Montreal), Concertgebouw (Amesterdão), Wigmore Hall (Londres) Musikverein (Viena), etc.
 
Classificação Etária | M/6
Preço | 8€
No dia 14 de julho (sexta-feira), pelas 21h30, a NELLY’s DANCE - Associação Salto Inteligente apresenta o espetáculo “Matilda o Musical”.
Trata-se de um misto de danças urbanas com a participação de jovens bailarinos marinhenses, onde nos são apresentadas coreografias de diferentes ritmos, do ballet, ao hip hop passando pelo contemporâneo.
“Matilda" conta a história de uma menina. Os seus pais são muito maus e só gostam do filho, não importa o quão malcriado ele seja. Ela é uma menina superdotada, porém seus pais são implicantes e não conseguem percebê-la, obrigando-a a assistir a programas televisivos que não acrescentam nada à educação das pessoas e negando-lhe a leitura de livros.
Após muito esforço, Matilda convence seu pai de que está na hora de estudar, e consegue que o pai a matricule na Escola Primária Crunchem Hall, onde encontra a gentil professora Sra. Jennifer Mel, que percebe a sua inteligência excecional e tenta mandá-la para uma série superior, mas a malvada diretora, Sra.Trunchbull, rejeita a proposta.
Ficha Artística |
Coreografado por: Nelly Ferreira, Helena Lourenço e Miguel Alves
Directora Artística | Nelly Ferreira
Duração | 1h30m
Classificação Etária | Todas as idades
Preço | Gratuito
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
 
II Festival do Carapau na Praia da Vieira
 O Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, recebe o II Festival do Carapau da Vieira, nos dias 15 e 16 de julho, que divulga a gastronomia local e apresenta diversas iniciativas culturais.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Comissões de Festas de Vieira de Leiria e da Praia da Vieira, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e companhas de arte xávega.
O principal objetivo é promover a gastronomia da Praia da Vieira, nomeadamente o carapau, e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores. Além disso, o evento divulga o artesanato, a etnografia e a cultura da freguesia.
Programa do II Festival do Carapau:
Largo dos Pescadores . Praia da Vieira
15 de julho . sábado
18h00-20h00 . CRASSH Street
22h00 . Concerto com Grupo Pinhal D´el Rei
 
16 de julho . domingo
11h00 – 13h00 e das 16h00 às 19h00 . Insufláveis
22h00 . Nelson Marto – música de baile
 
Portimão
Portimão prepara-se para receber a 4ª edição do “Mercado mais Cool do Sul” inspirada no mote “Free Spirit”
Artesanato | Moda| Street Food | Música
14, 15 e 16 de julho
Zona Ribeirinha de Portimão (Antiga Lota)
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, Portimão irá acolher a 4ª edição do Lota Cool Market, este ano sob o mote “Free Spirit”, um Mercado de Novo Artesanato, Design & Produtos Gourmet de produção nacional que trará pelo quarto ano consecutivo à Zona Ribeirinha de Portimão (Antiga Lota) projetos de criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais, com a participação desde já confirmada de mais de 30 expositores, oriundos de diferentes partes do país e do Algarve.
Um “Mercado Pop-Up” em pleno verão e ao ar livre que conta com a novidade de três dias, no horário das 12h00 às 00h00 e com propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas, inspirados nas tendências do momento, da moda e da decoração que vão fazer vibrar a cidade de Portimão.
“O mercado mais cool do sul” apresentará propostas muito cool de design, vintage e produtos gourmet atraindo todos os públicos, residentes e turistas e que coloca o mesmo na rota de mercados deste género que já são uma referência em muitas cidades europeias. O tema desta edição “Free Spirit” definirá o ambiente e os expositores com muita liberdade, bem-estar, imaginação, transparência, desejo, emoção e descontração.
Este mercado tem o berço em Portimão, no Algarve, um lugar denominado por muitos como um pequeno paraíso com rio, ria e mar de água azul e de fazer inveja. Esta edição promete alegria, cor e diversão num espaço criado a propósito pelos participantes que com os seus artigos para todos os estilos irão apresentar a qualidade e o bom gosto numa mostra diversificada e inovadora.
O Lota Cool Market nasceu com o propósito de promover o design e a criatividade e a valorização do que é diferente e bom. Já estão confirmados mais de cerca de 30 expositores. Na área do Design e do Novo Artesanato estão garantidas as marcas Pezinhos d'Algodão, Atelier das Jóias, By Me Artesanato, Light Factory Shop, by Ellie Sabonetes artesanais, Fonte Penedo (Óleos essenciais, águas florais, ervas aromáticas para infusões), Produtos Naturais Árvore da Vida, Bioco Tradition Biocos, Criações TDF - Artigos em cortiça, MiMar baby®Acessórios para MaMãs e BéBés, Miss Love, Conffeti Eventos, Archivo - T-shirts, Aventais, Sacos de pano, Oficina Poeta Azul, Lã de Canela, BLU.B, São Cruz, MAR, daAnna, Lifecork, Oliviaportuguesa, Pinturas de He, MRkoolart e Honuhele,        Pranchas de Stand Up Paddle.
No que concerne ao Gourmet e Street Food estão confirmadas as presenças da Caipijoca`s, Maria Marmita com Hambúrguers gourmet, Toastie`n`Toast com tostas artesanais, Entre Tachos e Sabores, Mosteiro das Hostias, Rock N Doll Caffe, Água na Boca, Fresh Rootz, Chiu! Compotas e Companhia, Bom2, Maria do Mar, Em Pão Torrado, Cantinho do Gelado, Bolacha Danada, 100% happy, Dom Chique, Malagueta Encantada, Squeez!, Pé de Salsa e Sweet Coast.
A edição deste ano prima por três grandes novidades: realiza-se no verão; tem a duração de três dias (com um horário das 12h00 às 00h00); e possui, também pela primeira vez, a certificação de Evento Verde. O Lota Cool Market é de entrada livre e no recinto haverá espaço não só para a mostra e venda de produtos de novo artesanato, design e gourmet como também para o entretenimento e música alusiva ao tema.
Para complementar este ambiente de “Free Spirit”, o cartaz musical deste ano vai ser muito local com grupos oriundos de Odeceixe, de Lagos e de Portimão. Os "Pouca Terra" são uma banda de Odeceixe com um som alegre e que apela à dança, boa disposição e ao "free spirit" do evento - perfeitos para abrir o Lota deste ano, no dia 14 de julho. Para a noite de sábado, dia 15 de julho, irá animar uma banda jovem local, cujo som passa pelo funk e reggae, e que tem feito alguns espetáculos de sunset para além de tocar todos os sábados no Golden, Praia da Rocha - os Salt Kick Band. O encerramento no dia 16 de julho, ficará a cargo do já conhecido TobyOne que nos vai trazer as suas good vibes para fechar o Lota Cool em grande.
O “Mercado mais Cool do Sul” é organizado pela Teia D`Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Diana Condesso, designer de interiores, mentora desta iniciativa e conta mais uma vez com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão, e depois do grande sucesso das edições anteriores, pretende mostrar mais uma vez o conceito de Mercado Pop-Up ao ar livre que reúne propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas.
O Lota Cool Market conta com a parceria do Sul Informação ao nível de media, para além de outros apoios como a Sagres, a EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, ALGAR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos (ECO Evento), APS (Administração dos Portos de Sines e do Algarve), Solidó, Villa Prana, PTM Down Town e Escola Profissional Gil Eanes de Portimão.
Para mais informações acerca da organização do Lota Cool Market poderá ser consultada a página de FB do evento https://www.facebook.com/lotacoolmarket.
 
 
 
Setúbal
O ciclo Noites da Baía, com espetáculos musicais e animação com DJ, decorre até 16 de setembro, na Casa da Baía, em Setúbal. A iniciativa, organizada pela Associação Baía de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal, tem como objetivos promover um ciclo de espetáculos com grandes clássicos de diferentes géneros musicais e qualificar e diversificar a oferta de eventos da cidade.
O ciclo de espetáculos, a decorrer durante o verão, anima a Casa da Baía todas as sextas-feiras, às 22h00. Em julho, a noite de dia 7 é dedicada ao fado, com Mariana Oliveira, enquanto a 14 há um tributo ao cantor Bryan Adams, por Reckless.
A banda Namorados da Cidade presta tributo à música portuguesa no dia 21 e os Heat cantam canções de várias “divas” da música, a 28. 
Os reis do pop são homenageados por Shakra no primeiro concerto de agosto, no dia 4, e na sexta-feira seguinte, dia 11, os anos 50, 60 e 70 são lembrados pelos The Jukeboxers.
A 18, João Coutinho e Rita celebram Amy Winehouse e o reggae está em destaque no dia 25, com a atuação de Ben & The Pirates.
Salomé e David homenageiam os melhores duetos da música num concerto no primeiro dia de setembro, enquanto Daniela Mendes comemora os cem anos do samba, a 8.
O último concerto das Noites da Baía cabe a Luísa Sobral.
Os bilhetes, a 10 euros, individual, e a 15, duplo, exceto para o concerto de Luísa Sobral cujo valor ainda está por definir, podem ser adquiridos na Casa da Baía.
As Noites da Baía incluem ainda, aos sábados, sempre às 22h00, de 24 de junho a 16 de setembro, animação musical com o DJ Vitor, de entrada livre.
Sobral de Monte Agraço
No próximo dia 7 de julho, sexta-feira, realiza-se a caminhada noturna anual. Nesta edição, além de se (re)descobrir alguns dos trilhos percorridos pela tropas anglo-lusas enquanto se posicionavam para defender Lisboa da 3ª Invasão Francesa a Portugal vai ser possível ser solidário. Assim, estão todos convidados a contribuírem com 1 Kg de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho de Sobral de Monte Agraço.
Os alimentos serão entregues no local de concentração, junto ao acampamento da Guerrilha de Montagraço e, posteriormente, distribuídos pelas voluntárias da Conferência de São Vicente Paulo.
Dia | 07 de julho
Hora | 20h30
Concentração | Núcleo de Apoio ao Visitante do Forte do Alqueidão
Distância | 8 km
Inscrições | Gratuitas e obrigatórias (limitadas a 200 participantes) até 05 julho

Comentários

Mensagens populares