Sugestões de Norte a Sul


Marinha Grande
O XVI Festiv’Álvaro - Festival de Teatro decorre de 5 a 27 de agosto, no recinto junto ao Auditório António Campos, situado na Avenida dos Pescadores, na Praia da Vieira, organizado pelo Teatresco - Grupo de Teatro, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.
A programação do festival inclui a atuação de grupos de teatro de todo o país e dirige-se aos vários tipos de público.
O programa do XVI Festiv’Álvaro é o seguinte:
5 de agosto . sábado
18h00 . Arruada com a participação do grupo Tócandar
22h00 . Peça:  "A lagarta refinada"
Grupo:  Diónis-Teatro de Grupo
Texto: Sandra José
Encenação: coletiva
Sinopse: 
“No mundo da bicharada, uma lagarta é cobiçada. A lagarta refinada não descansa, nem por nada.  Um caracol indeciso, uma joaninha malcheirosa, um aranhão refilão….Mas que grande confusão!  Vão viver muitas emoções. Mas atenção: pode haver transformações!!”
 12 de agosto . sábado . 22h00
Peça: "O inferno está a morrer"
Grupo:  Leirena  teatro
Encenação: Frédéric da Cruz P.
Sinopse:
“Dois diabos, depois de constatarem que o Rei Lúcifer se extinguiu e que a vida se confunde com a morte, iniciam a sua fuga de um Inferno moribundo. Numa viagem em que os dois se cruzam com outras personagens protótipos do bem e do mal, do azar ou da sorte, da experiência ou falta dela, os dois diabos vivem acontecimentos absurdos, momentos de aflição e de esperança.
Um espectáculo que conta com dois atores e um músico na criação de ambientes únicos e mágicos.”
21 de agosto . segunda-feira . 22h00
Peça: “A Bruxinha”
Grupo: O Gato 
Texto: Graça Laranjeiro
Encenação: Pedro Wilson
Sinopse:
“Uma bruxa MUITO despenteada cansada de ter só como companhia o fiel corvo, procura fazer novos amigos junto de um grupo de crianças. Mas, nem tudo corre como a bruxa pensava e gostava… Desesperada procura a ajuda do sábio do bosque, que por sinal pouco sabia… Depois de muita confusão, algo acontece…E a bruxa despenteada consegue finalmente ter como amigos os traquinas Louraço, Bolota e Esguia, num final surpreendente e feliz.”
27 de agosto . domingo . 22h00
Peça: “A Corcundinha”
Grupo: Teatresco
Texto: Pedro Wilson (a partir de uma história do ator e encenador José Boavida)
Encenação: Pedro Wilson
Sinopse:
“ Uma menina tem dificuldade em se integrar no lugar onde mora por ser diferente. Decidida a enfrentar o problema, partilha-o com amigos que vai encontrando, também eles de alguma maneira diferentes …. Será que algo se vai resolver? Com amigos e música…. Tudo é possível!!!!”
 
 Portimão
A Fortaleza de Santa Catarina, em Portimão, volta a ser palco do evento de vinhos que se produzem em Portimão.
O PORTIMÃO WNE TASTING sai à rua de 21 a 23 de julho, numa iniciativa que pretende estimular a população à descoberta dos vinhos que se produzem em Portimão.
Organizado pela Associação Turismo de Portimão e pelos três produtores de vinhos de Portimão -Herdade dos Pimentéis, Quinta do Morgado da Torre e Quinta da Penina-, o evento decorre na Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, e promete três dias de boas experiências.
A partir das 20h00 e prolongando-se até às 00h00, durante os três dias do evento, o convite é para que as pessoas venham provar, experimentar e levar para casa vinhos de qualidade que se produzem em Portimão, alguns já premiados, ainda que pouco conhecidos para muitos, num ambiente descontraído, onde podem conversar, conviver e até dançar.
No que diz respeito aos sabores, o formato é também bastante informal baseando-se no conceito de Street Food. Desde o tão apreciado hambúrguer de cavala, da Maria do Mar, passando pelos queijos e enchidos, ao afamado porco no espeto e terminando com um doce regional, aqui poderá encontrar o acompanhamento perfeito para um vinho de excelência, quer seja um tinto mais leve, um branco fresco ou um rosé frutado.
 A entrada no certame é livre, sendo o copo de prova adquirido por 1.50€, enquanto cada prova pode variar entre os 1,50 (vinho de colheita) e os 2,00€ (vinho de reserva).
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Município de Portimão e da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
 Póvoa do Lanhoso
De 5 a 27 de agosto, a Galeria do Theatro Club acolhe a XXI Exposição Aberta de Artes Plásticas. A abertura está marcada para as 17h00. Esta iniciativa integra a programação do Verão com(n) vida.
“Dando continuidade ao modelo implementado desde a sua primeira edição, a Exposição Aberta de Artes Plásticas visa promover e divulgar a produção das artes plásticas, bem como o reconhecimento dos seus criadores. Afirmando-se como o evento de referência para a cultura artística da Póvoa de Lanhoso, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso congratula-se pela constância desta mostra, agradecendo e parabenizando todos os artistas que, ao longo dos anos, escolheram a galeria do Theatro Club para exporem a sua arte”, refere o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.
Participarão cerca de 40 artistas provenientes de locais como Póvoa de Lanhoso, Braga, Lisboa, Angra do Heroísmo, Seia, Guimarães, Fafe, Barcelos, Famalicão, Porto e Vieira do Minho.
Em exposição estarão 80 obras nas áreas de pintura, escultura, desenho e técnica mista.
São objetivos desta iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, divulgar os novos valores emergentes das artes plásticas, bem como artistas com carreiras firmadas e,  ao mesmo tempo, reforçar a proximidade entre o público e a fruição plástica, estética e simbólica da produção artística
 Setubal
Feira de Sant´Iago
A Feira de Sant’Iago pode, nesta edição, ser apreciada nas alturas, com o certame que decorre entre os dias 22 de julho e 6 de agosto, nas Manteigadas, a proporcionar aos visitantes voos cativos em balão de ar quente.
A experiência de voo cativo em balão de ar quente é uma das novidades do evento. A atividade lúdica, que oferece aos visitantes, a 30 metros de altura, uma vista panorâmica ímpar sobre o certame, está disponível durante todos os dias da Feira, sempre das 20h00 às 22h30.
 O voo cativo em balão de ar quente, que leva em cada uma das viagens um máximo de quatro pessoas, é de participação gratuita, com os interessados a realizarem a experiência por ordem de chegada.
O certame, este ano com o tema “Setúbal é um Mundo”, inclui ao longo de 16 dias, um vasto leque de atividades para todos os públicos, com concertos, exposições, gastronomia e muitos divertimentos.
Na área musical, o Palco Setúbal volta a ser o epicentro do programa cultural do certame e recebe nomes como Anjos, Nelson Freitas, Toy, Jorge Fernando, Tito Paris, Mercado Negro, Hands on Approach, HMB, Moonspell, Agir, Aurea, José Cid e Jorge Palma.
À margem dos espetáculos, decorrem, diariamente, animações de rua por todo o recinto da feira que inclui espaços dedicados ao desporto, à tecnologia e aos serviços municipais de biblioteca, juventude, cultura e inclusão social.
Outro motivo de interesse da Feira de Sant’Iago, certame com mais de quatro séculos de história, é o pavilhão da autarquia, este ano inspirado na atividade, diversidade e riqueza que destacam a singularidade do concelho setubalense.
Novidade é também a Tenda Alegro, área dedicada à gastronomia da região de Setúbal, da Madeira e também de Espanha, com sessões de cozinha ao vivo, workshops, degustações e harmonizações diversas.
A Feira de Sant’Iago 2017 funciona de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, às sextas das 18h00 às 02h00, aos sábados das 16h00 às 02h00 e aos domingos das 16h00 à 01h00

Comentários

Mensagens populares