Algarve Nature Week: 13 a 22 de abril

A quarta edição da Algarve Nature Week começa a 13 de abril com dezenas de propostas no mar e em terra para umas miniférias repletas de natureza no sul do país. Até 22 de abril, as experiências ao ar livre estarão a preços convidativos e prometem levar «mil emoções» a quem as reservar.
«Uma natureza, mil emoções» é o lema do evento este ano, que pela primeira vez conta com quase 70 parceiros de animação turística e unidades de alojamento para mostrar que o Algarve é um tesouro natural que merece ser descoberto o ano inteiro. Para incentivar a visita à região de janeiro a dezembro para pedalar, escalar, caminhar, mergulhar, surfar, andar a cavalo e de burro, observar aves e cetáceos ou até fazer stand up paddle, a Algarve Nature Week propõe estas e outras experiências aos melhores preços para que turistas e residentes usufruam de todas as que conseguirem nos dez dias do evento.
As atividades disponíveis nesta edição podem ser consultadas e reservadas no sítio oficial do evento – www.algarvenatureweek.pt –, onde também se encontram unidades de alojamento para quem quiser uma estada completa no destino mais soalheiro da Europa. Cada hotel ou turismo em espaço rural parceiro da iniciativa apresenta também um programa ao ar livre para os hóspedes, permitindo-lhes assim pernoitar e fazer passeios organizados na natureza algarvia.
«O turismo de natureza tem tido um rápido crescimento global nas últimas décadas e esse é um dos motivos que justificam a aposta continuada neste produto. Devido à elevada importância biológica e paisagística do Algarve em termos europeus, regressamos com a Algarve Nature Week, a qual esperamos que venha a contribuir para o aumento das viagens motivadas pelo desejo de interagir com a natureza algarvia», afirma Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), entidade organizadora do evento.
Além do número recorde de empresas e unidades de alojamento inscritas, a grande novidade deste ano é a existência de um dia aberto em Lagos com atividades gratuitas para alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Ao todo, cerca de 500 crianças serão convidadas para praticar atividades desportivas ao ar livre no dia 13 de abril, numa parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da direção de serviços do Algarve, e com a Câmara Municipal de Lagos, a grande responsável pela dinamização dos dois espaços onde decorrerá toda a animação: a Praça do Infante e o Jardim da Constituição.
Mas nem só as crianças farão parte do dia aberto. Os lacobrigenses, e todos os que queiram juntar-se à iniciativa, também terão oportunidade de participar às 18h30 numa caminhada de 4,6 quilómetros até à Ponta da Piedade, um dos mais bonitos cenários para assistir ao pôr-do-sol no Algarve. Para isso, basta enviarem um e-mail de inscrição para desporto@cm-lagos.pt até 12 de abril.   
O dia aberto surge assim em substituição da habitual mostra de natureza da Algarve Nature Week, em que empresas de animação turística e produtores locais expunham durante três dias os seus produtos e serviços em formato de feira, dando o mote para a compra de experiências de natureza na região.
«Ao entrarmos na quarta edição, e depois de refletirmos sobre o caminho natural de evolução do evento, decidimos realizar um dia aberto de atividades de natureza para as crianças e para a população em geral, em vez da mostra de serviços que até aqui tinha tido lugar em Faro, Quarteira e Tavira. Mas o conceito Algarve Nature Week mantém-se: promover o melhor das áreas naturais algarvias e tudo o que é possível fazer nelas o ano inteiro, a preços muito convidativos», conclui Desidério Silva.
A Algarve Nature Week insere-se no âmbito da candidatura «Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Comentários

Mensagens populares