Melgaço Quer Posicionar-se Como ‘O Destino de Natureza Mais Radical de Portugal’
O Município de Melgaço apresentou hoje, 20 de março, os
primeiros resultados das ações de promoção que estão a decorrer no âmbito da
implementação do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo. A ação
envolveu os empresários locais com o intuito de, juntos, alavancarem ‘O destino
de natureza mais radical de Portugal’.
Melgaço é um destino de natureza por excelência, com
caraterísticas geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de
destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal, onde é
possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o
ano, ao sabor de um Alvarinho único e do fumeiro de Melgaço. Foi baseado nestas
potencialidades que o Município de Melgaço, com o apoio do NORTE 2020,
desenvolveu uma Estratégia para o Turismo de Melgaço, e onde se conclui que o
Turismo de Natureza é um produto prioritário para o desenvolvimento turístico
sustentável do concelho. «Queremos afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza
mais radical de Portugal’. Temos potencial para tal. De ano para ano, temos
mais turistas, e de diferentes origens.», considerou o Vereador José Adriano
Lima, reforçando que «o Turismo tem tudo para ser uma alavanca da economia».
Com o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, Melgaço quer preparar-se
para o turismo numa lógica sustentável, com impactos no desenvolvimento local,
alavancar a notoriedade da região enquanto destino turístico, aumentar a qualidade
da experiência do visitante e melhorar o desempenho do turismo.
Neste sentido, desde o dia 4 de janeiro de 2018, está em
curso uma campanha de marketing digital sob a designação ‘Discover Melgaço’,
presente em quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest) e
no domínio www.discovermelgaco.pt. «Este posicionamento remete para uma imagem
de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez
mais ativa, mais jovem, com um autoconceito elevado (‘cada vez consigo mais e
melhor’), com um conceito de luxo associado a isolamento positivo,
autenticidade e a ambientes naturais que lhes permitam praticar desportos em
ambientes de natureza e/ou desfrutar de recantos ricos em paisagem, história,
cultura e tradição.» Explicou Mónica Montenegro, esclarecendo que «O objetivo
passou pela criação de uma identidade que ilustrasse a principal força
caraterística do destino Melgaço: a diferença do destino de Natureza onde é
possível praticar desportos de rio e montanha ao longo de todo o ano, de máxima
exigência. A imagem desenvolvida ganhou força e caráter pela utilização de uma
tipografia forte e irreverente que transmite e acentua a ideia da dinâmica e
aventura, num jogo onde a palavra ‘Descubra’ serve de mote e convite à
experiência MELGAÇO.»
A ESTRATÉGIA
A estratégia da campanha assenta na divulgação de cinco
produtos, que se dividem em: estratégico – o Turismo de Natureza (mais
consolidado, com maior capacidade de atração de visitantes e com
infraestruturas para suportar); complementares – Saúde e Bem-estar, Gastronomia
e Vinhos e Cultura e Património (complementam a experiência; atraem um público
mais segmentado, reduzindo a dependência do destino face aos estratégico); e
secundário – Turismo desportivo (importante para diversificação de produto).
«A campanha digital tem tido bons resultados, mas, para além
da estratégia de implementação, o sucesso também depende muito do empenho do
setor privado no que diz respeito à partilha dos conteúdos e à adequação da sua
comunicação.», referiu Mónica Montenegro.
Durante a sessão foi apresentada a campanha de
sensibilização que se vai iniciar junto dos residentes, sob um mesmo desiderato
– desenvolver o território através do turismo. «Os turistas desejam sentir-se
bem recebidos, acarinhados, como se em sua casa estivessem, usufruindo,
contudo, de um ambiente único de tranquilidade, segurança, privacidade, ao
mesmo tempo que desfrutam de tudo o que o destino tem para oferecer, incluindo
o contacto com a população e a sua cultura. Cada cidadão torna-se assim
embaixador de Melgaço, zelando pela qualidade da experiência do turista e
protegendo o destino, não permitindo que perca a sua autenticidade e atributos
naturais e ambientais.», disse a responsável do IPDT. ‘Especial para os
visitantes, extraordinário para os melgacenses’, enalteceu.
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