Turismo no Algarve

Primeiro as boas novidades dos números a sul, as dormidas dos portugueses continuam em alta no algarve.
Os estabelecimentos hoteleiros e similares do Algarve registaram cerca de 700 mil dormidas em fevereiro, correspondendo a uma variação anual de 2,3 por cento. O número de hóspedes manteve-se estável nos 155 mil clientes. Na região, as dormidas do mercado interno cresceram 14,6 por cento (+12,6% em janeiro) e as dos mercados externos mantiveram-se inalteradas (-1,8% em janeiro), informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao aumento acentuado das dormidas dos turistas portugueses nos hotéis do destino junta-se outra boa notícia: os proveitos totais voltaram a acelerar em fevereiro. O crescimento foi de 7,4 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, e atingiram 25,6 milhões de euros (+5,7% para 17,5 milhões de euros em janeiro). Ao contrário da média nacional, a estada média no Algarve também aumentou 2,6 por cento, para 4,52 noites, e no mês em referência foi a segunda mais elevada do país.
Ainda no indicador das dormidas, o INE indica que o Algarve captou 23,7 por cento das dormidas totais do país. Na região algarvia o destaque vai para a performance dos mercados da Alemanha (+7,6%), França (+27,4%) e Irlanda (+13,9%). Em sentido contrário, Reino Unido (-3,3%), Espanha (-13,1%) e Holanda (-11,8%) geraram menos dormidas no destino.
Nos dois primeiros meses de 2018 o Algarve acumula 266,8 mil hóspedes (-0,4%) na hotelaria classificada, 1,18 milhões de dormidas (+1,5%) e 43,1 milhões de euros de proveitos totais (+6,7%).
 

E agora outras novidades para acompanhar.
O novo sítio promocional do Turismo do Algarve na Internet já se encontra online em  www.visitalgarve.pt com novos conteúdos e design adaptado a todos os dispositivos móveis. O Algarve vê assim reforçada a sua presença digital com o lançamento de uma nova plataforma que contribui para a valorização e o aumento da notoriedade online do destino turístico.
O renovado site pretende fornecer aos visitantes informação pertinente acerca da oferta turística da região através de um conjunto de ferramentas inovadoras e interativas que promovem um maior envolvimento do turista e uma experiência de visita mais satisfatória. Deste modo, o portal agrega informação diversa sobre o destino, desde os seus concelhos, principais produtos turísticos, sugestões de locais a visitar, experiências, rotas culturais e pedestres, guias digitais e eventos.
Ao longo da sua jornada de navegação no VisitAlgarve o utilizador conta com a ajuda da whish-list, uma lista de favoritos onde poderá guardar todas as informações que deseja manter sobre o destino. Futuramente será disponibilizada a funcionalidade travel planner, que vai permitir ao viajante planear a sua viagem, adicionando itens como o que visitar, onde ficar, eventos, onde comer e outras atividades. Depois, o turista só terá de fazer download do seu plano de viagem e meter-se a caminho da região.
 «Cada vez mais pessoas utilizam ferramentas digitais antes, durante e após as suas viagens, de forma a melhorarem a experiência turística. As redes sociais e as aplicações móveis transformaram o setor das viagens e turismo, pelo que é essencial desenvolver novos conteúdos e canais para reforçar a presença online do destino e chegar a mais turistas nacionais e estrangeiros», explica Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
 A criação do novo portal www.visitalgarve.pt insere-se no âmbito da candidatura «Algarve online – Reforço da presença online do destino turístico Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

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