Turismo no Algarve
Primeiro as boas novidades dos números a sul, as dormidas
dos portugueses continuam em alta no algarve.
Os estabelecimentos hoteleiros e similares do Algarve
registaram cerca de 700 mil dormidas em fevereiro, correspondendo a uma
variação anual de 2,3 por cento. O número de hóspedes manteve-se estável nos
155 mil clientes. Na região, as dormidas do mercado interno cresceram 14,6 por
cento (+12,6% em janeiro) e as dos mercados externos mantiveram-se inalteradas
(-1,8% em janeiro), informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao aumento acentuado das dormidas dos turistas portugueses
nos hotéis do destino junta-se outra boa notícia: os proveitos totais voltaram
a acelerar em fevereiro. O crescimento foi de 7,4 por cento em relação ao mesmo
mês do ano anterior, e atingiram 25,6 milhões de euros (+5,7% para 17,5 milhões
de euros em janeiro). Ao contrário da média nacional, a estada média no Algarve
também aumentou 2,6 por cento, para 4,52 noites, e no mês em referência foi a
segunda mais elevada do país.
Ainda no indicador das dormidas, o INE indica que o Algarve
captou 23,7 por cento das dormidas totais do país. Na região algarvia o
destaque vai para a performance dos mercados da Alemanha (+7,6%), França
(+27,4%) e Irlanda (+13,9%). Em sentido contrário, Reino Unido (-3,3%), Espanha
(-13,1%) e Holanda (-11,8%) geraram menos dormidas no destino.
Nos dois primeiros meses de 2018 o Algarve acumula 266,8 mil
hóspedes (-0,4%) na hotelaria classificada, 1,18 milhões de dormidas (+1,5%) e
43,1 milhões de euros de proveitos totais (+6,7%).
E agora outras novidades para acompanhar.
O novo sítio promocional do Turismo do Algarve na Internet já
se encontra online em
www.visitalgarve.pt com novos conteúdos e design adaptado a todos os
dispositivos móveis. O Algarve vê assim reforçada a sua presença digital com o
lançamento de uma nova plataforma que contribui para a valorização e o aumento
da notoriedade online do destino turístico.
O renovado site pretende fornecer aos visitantes informação
pertinente acerca da oferta turística da região através de um conjunto de
ferramentas inovadoras e interativas que promovem um maior envolvimento do
turista e uma experiência de visita mais satisfatória. Deste modo, o portal agrega
informação diversa sobre o destino, desde os seus concelhos, principais
produtos turísticos, sugestões de locais a visitar, experiências, rotas
culturais e pedestres, guias digitais e eventos.
Ao longo da sua jornada de navegação no VisitAlgarve o
utilizador conta com a ajuda da whish-list, uma lista de favoritos onde poderá
guardar todas as informações que deseja manter sobre o destino. Futuramente
será disponibilizada a funcionalidade travel planner, que vai permitir ao
viajante planear a sua viagem, adicionando itens como o que visitar, onde
ficar, eventos, onde comer e outras atividades. Depois, o turista só terá de
fazer download do seu plano de viagem e meter-se a caminho da região.
«Cada vez mais pessoas utilizam ferramentas digitais antes,
durante e após as suas viagens, de forma a melhorarem a experiência turística.
As redes sociais e as aplicações móveis transformaram o setor das viagens e
turismo, pelo que é essencial desenvolver novos conteúdos e canais para
reforçar a presença online do destino e chegar a mais turistas nacionais e
estrangeiros», explica Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do
Algarve.
A criação do novo portal www.visitalgarve.pt insere-se no
âmbito da candidatura «Algarve online – Reforço da presença online do destino
turístico Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa
Operacional Regional do Algarve.
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