Elétricos com história desfilam nas ruas do Porto






Estão todos convidados a descobrir no Porto, no próximo dia 5 de maio, a partir das 15h00, o melhor do património do Museu, é que neste dia diversos carros elétricos vão sair à rua num desfile anual. Esta é a melhor altura para conhecer de perto a história deste transporte centenário. A par do desfile, o acesso ao Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos, será gratuito e serão promovidas surpresas para aqueles que decidirem visitar as instalações.
Esta edição de 2018 homenageia o centenário da conclusão da linha de carro elétrico até às minas de São Pedro da Cova, em Gondomar.
O transporte do carvão nas “zorras”, carro elétrico destinado ao transporte de carga, permitiu desta forma manter a produção energética na antiga Central Termoelétrica de Massarelos.
A primeira Guerra Mundial emagreceu o fornecimento do carvão inglês, provocando uma maior procura pela indústria nacional ao carvão português. Várias indústrias da cidade passaram recorrer a esta fonte de energia, contratualizando o transporte nas Zorras da Companhia Carris de Ferro do Porto.
O fluxo deste circuito de mercadoria intensificou-se de tal forma que as populações viram nesta linha uma possibilidade de deslocação e ligação constante entre o Porto e Gondomar.
O desfile contará, este ano, com 12 carros elétricos que sairão na tarde de sábado da exposição do Museu em direção ao Infante, onde terá início o desfile. O percurso será Infante, Museu do Carro Eléctrico, Passeio Alegre para depois regressar de novo ao Infante, recolhendo os carros elétricos logo de seguida aos seus lugares dentro do Museu. O percurso da viagem pela história destes veículos da cidade Invicta será de aproximadamente duas horas.
O preço do bilhete é de € 5,00 e permite viajar em qualquer carro do desfile (crianças até aos 4 anos não pagam). Os bilhetes podem ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou dentro das próprias viaturas.

Comentários

Mensagens populares